Os cursos de geração de renda oferecidos pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri (Sads) têm dado bons resultados. Nesta terça-feira, dia 5, aconteceu uma formatura simbólica de 12 cursos realizados entre outubro do ano passado e o início deste mês. No total, 217 pessoas foram contempladas com muito conhecimento e aprendizado. Aliás, promover a geração de renda no período pós-pandemia é uma das preocupações da Sads. 

Sucesso 

Carlos Alberto Jeronimo, morador do Jardim Tupan, fez o curso de pizzaiolo. Ele conta que sua esposa avisou-o sobre a inscrição. “Eu já fazia pizza em casa, como autônomo, mas esse curso acendeu um farol. Aprendi várias coisas, como abrir a massa corretamente e fazer bordas recheadas, o que agregou muito conhecimento”. Carlos elogiou o professor e o fato de o curso ser gratuito. “Às vezes, a gente paga e não tem tanto conteúdo. Foi excelente”, declarou. 

Aos 21 anos, Quezia Nascimento de Oliveira, moradora do Vale do Sol, já gostava de fazer escova no cabelo da mãe. Quando soube do curso de cabeleireiro, não pensou duas vezes: “vi uma oportunidade porque estava desempregada. Conheci várias técnicas que não sabia, como fazer progressiva, botox, luzes e mechas”. Hoje, Quezia tem clientes em sua casa e também atende na barbearia de seu marido. “A professora foi maravilhosa, atenciosa e super paciente. Valeu a pena e eu recomendo”, disse. 

Parabéns 

Sônia Furlan, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri, e Adriana Bueno Molina, secretária da Sads, entregaram os certificados a um representante de cada turma. A presidente do Fundo Social disse que fica feliz em poder oferecer a oportunidade. “Apesar da dificuldade da pandemia, conseguimos formar muitas pessoas, o que é motivo de orgulho para nós”, afirmou Sônia. 

Já Adriana anunciou que, em breve, algumas alunas poderão iniciar seus trabalhos no Espaço Colaborativo. “Será uma espécie de pós-curso, no qual vocês poderão trabalhar com os conhecimentos adquiridos e ainda gerar renda”, garantiu. 

Cursos 

De 4 de outubro do ano passado até o início de abril de 2022, foram oferecidos cursos de Cosmética Artesanal e Perfumaria; Cabeleireiro feminino; Manicure/pedicure/unha em gel; Massoterapia; Maquiagem; Micropigmentação e estética de sobrancelhas; Design de sobrancelhas e cílios; Estética facial, Estética corporal; Bolos e tortas;  
Cake design; e Pizzaiolo. 

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri