Está em curso em Barueri, desde o dia 7 até o dia 25, uma nova campanha de vacinação contra o sarampo. No próximo sábado (dia 19) acontece o “Dia D” de vacinação, quando as 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos volantes abrirão as portas para vacinar aqueles que não conseguem ir à unidade durante a semana.

No “Dia D” as UBSs abrirão das 8h às 17h. Haverá um posto volante em Alphaville, no Alpha Shopping, e outro na Aldeia da Serra, na avenida dos Pássaros, 192, ambos com horário das 10h às 16h.

Essa campanha está ocorrendo em todo o Estado de São Paulo e mira, principalmente, crianças de seis meses até menos de cinco anos de idade. Ela obedece ao que é preconizado pelo Calendário Nacional de Vacinação. Na ocasião será aplicada a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Neste ano, os bebês a partir dos seis meses também devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário. Crianças e adultos com idade entre um a 29 anos devem ter duas doses da vacina contra o sarampo no calendário. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois provavelmente esse público já teve contato com o vírus no passado e está imune.

Uma segunda fase da campanha deve acontecer de 18 a 30 de novembro deste ano, sendo o último o “Dia D”, mirando jovens de 20 a 29 anos. A esse grupo deverá ser destinada dose da tríplice ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme a indicação do profissional de saúde.

A vacina é contraindicada a mulheres grávidas em qualquer período gestacional e pessoas que tenham problemas de imunodepressão (pacientes de câncer e Aids ou de outras doenças e/ou tratamentos que afetem o sistema imunológico) e anafilaxia (reação). Além disso, recomenda-se que pessoas que estejam com febre acima de 38 graus ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de serem imunizadas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui