Para realizar uma corrida que atrai milhares de frequentadores de várias idades, vindos de diferentes municípios e movidos por interesses diversos, a Prefeitura de Barueri tem que se esmerar em garantir uma infraestrutura para suprir todas essas necessidades. Assim é a preparação para a tradicional corrida de São Silveira, retomada este ano, após hiato no ano passado causado pela pandemia do novo coronavírus.

Graças ao efetivo de funcionários da Secretaria de Esportes e o apoio das Secretarias da Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), de Saúde e de Comunicação, a Prefeitura de Barueri consegue realizar um evento cada vez mais adorado pelos moradores e pelos apaixonados por esporte das cidades vizinhas.

Para que a corrida ocorra sem transtornos, como a última, realizada no domingo, dia 12, os preparativos com segurança, comunicação visual, logística, licitação para aquisição de alimentos, bebidas, confecção de troféus e medalhas, camisetas etc. começam com vários meses de antecedência.

Uma ótima retomada
Na 45ª São Silveira houve apenas 10 atendimentos de natureza leve em razão de suspeitas de insolação (a manhã de domingo estava muito ensolarada). Todos os pacientes foram atendidos na própria ambulância e nem precisaram seguir para os prontos-socorros municipais.

Esta edição contou com 2.500 participantes, dos quais 2 mil corredores de 500 caminhantes. O efetivo da SSMU teve o reforço de 10 Guardas Civis Municipais e 40 agentes do Demutran. Um médico, três enfermeiros, três ambulâncias e seus respectivos motoristas garantiram a retaguarda oferecida pela Saúde. Quatro árbitros de atletismo e três cronometristas ficaram responsáveis pelo cumprimento das regras técnicas.

A corrida entregou um total de R$35,2 mil de prêmios em dinheiro. Além disso, foram entregues 2.500 medalhas e 20 troféus para os primeiros colocados.

Pensando no cuidado e no bem-estar dos participantes, a Prefeitura garantiu um montante de 16.800 copos d’água, uma tonelada de pedras de gelo e mais uma tonelada de bananas, além de 2.500 barrinhas de cereais e a mesma quantidade em isotônicos.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri