Na última quarta-feira (dia 13) foi aberto, às 8h30, o agendamento para a castração gratuita de cães e gatos promovida pela Prefeitura de Barueri. E neste mesmo dia ocorreu um recorde do serviço: o preenchimento das 450 vagas disponíveis para agendamento em apenas duas horas!

 Coordenada pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), por meio do CEPAD (Centro de Proteção ao Animal Doméstico), a adesão popular por esse tipo de procedimento cresce ano a ano. Além da castração, os animais são também microchipados, obedecendo à lei municipal 2.588, de 18 de dezembro de 2017.

O trabalho não parou mesmo em um ano de pandemia, tomando-se todos os tipos de cuidados para prevenir o contágio pela Covid-19, como o agendamento virtual pelo site da Prefeitura e pelo telefone para evitar aglomerações.

Uma nova campanha será aberta em fevereiro, dando oportunidade aos munícipes que não conseguiram agendar a castração de seu animalzinho de estimação desta vez. Além desse trabalho, a Sema já promove outras ações que levam qualidade de vida aos animais domésticos, como o Resgate Animal, o CED (Castração, Esterilização e Devolução), a adoção de cães e gatos, o tratamento de animais em vulnerabilidade social e que correm risco de morte, o atendimento veterinário aos tutores que possuem pouca renda, dentre tantos outros.

Esse trabalho, inclusive, já foi reconhecido internacionalmente: as unidades do Cepad receberam um prêmio em 2020 – o Cidade Amiga dos Animais -, pelas instalações onde recebem, tratam e disponibilizam pets para adoção.

Fique atento ao site e às redes sociais da Prefeitura de Barueri para saber as datas dos próximos agendamentos.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri