Em tempos de redes sociais e internet, propor aos estudantes uma atividade de escrita de cartas em sala de aula parece meio retrógrado. Porém, a troca de correspondência pode ser um ótimo recurso para promover a leitura, a escrita, troca de saberes e intercâmbio cultural entre alunos.

Pensando nisso, a escola municipal Professor Alípio da Silva Lavoura, de Osasco, desenvolveu no primeiro semestre o projeto “Troca de Cartas”, ação pedagógica feita em parceria com a rede municipal de ensino de Teresina, no Piauí. Em 2017, os municípios se tornaram cidades-irmãs por meio da Lei Municipal 63/2017, sancionada pelo prefeito Rogério Lins e indicada pelo vereador De Paula.

O projeto teve aprovação dos alunos, como relatou a estudante Maria Ariadna. “Essa ação foi importante, pois sou nova na escola e os colegas me ajudaram na escrita da carta. Durante as aulas realizamos diversas pesquisas sobre clima, lugares, costumes, história e geografia. Aliás, descobri locais de Teresina que encantam”, disse.

“Durante as aulas nossa turma foi se comunicando e narrando o que gostávamos, assim conhecemos um pouco sobre o gosto deles, o que fazem na escola, se têm medo e a gente fez o mesmo. Comentei com a minha família que adorei conhecer esse sistema de comunicação por meio de cartas”, completou Ana Beatriz.

Durante as atividades, os educandos refletiram sobre como a comunicação era realizada na época em que não existiam recursos tecnológicos e como funciona atualmente, bem como analisaram as mudanças com o surgimento de novas mídias.

“O nosso objetivo é utilizar esse projeto como complemento do trabalho diário que realizamos em sala de aula, ou seja, que os alunos criem ainda mais gosto pela leitura e pela escrita e isso tem nos dado muitos resultados. Percebemos que as crianças do mundo atual têm muito interesse pela tecnologia, mas quando nós apresentamos as cartas eles ficaram fascinados. Agora, os alunos aguardam que os colegas respondam”, destaca a professora Carla Diniz Medeiros.

Os alunos do 5° ano A, apresentaram as cartas que serão enviadas a seus colegas de Teresina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui