Saber como agir em caso de acidentes em um ambiente escolar pode ser fundamental para salvar vidas e evitar sequelas irreparáveis. Por isso a Defesa Civil de Barueri começa na segunda-feira, dia 21, o Programa Noções Básicas de Primeiros Socorros nas Escolas (NoPSE), que será realizado em 13 escolas maternais da rede municipal de ensino.

“O objetivo principal é capacitar os professores e demais funcionários para identificar e agir preventivamente em situações de urgências e emergências, até a chegada do serviço especializado”, explica Roberto Lago, da Coordenadoria Técnica de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.

O programa é direcionado aos gestores, assistentes, professores, profissionais da limpeza e guardas de patrimônio das escolas. A primeira escola a receber o programa é a Maternal Aracy Martins de Lima, no Jardim Belval.

Ao todo, mais de mil servidores serão contemplados pelo programa em um primeiro momento. A ideia é estender a ação para outras escolas da rede.

Principais acidentes
“O acidente não tem hora para acontecer, e quando todos da escola estão orientados, uns auxiliam os outros”, ressalta Lago.

No programa serão abordados temas relacionados aos principais acidentes com maior incidência no cotidiano escolar, interno ou externo, como quedas, convulsões, cortes, febre, queimaduras, engasgamentos, entorses/luxações, desmaios ou uma parada cardiorrespiratória.

O NoPSE teve início na Prefeitura de Barueri em 2017, antes mesmo da lei municipal 2.685 de 29 de maio de 2019, feita a partir da chamada “Lei Lucas” (lei federal 13.722/18), que estabelece a obrigatoriedade da “capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil”.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri