Vinte novos bolsistas passaram a integrar a terceira turma do Programa ReNascer, idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Barueri com execução da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads). Eles foram recebidos por autoridades e pelos colegas da primeira e segunda turmas na sede da pasta.

A nova turma poderá optar pelos cursos de paisagismo e botânica, manutenção e pequenos reparos e terão um curso breve de padaria artesanal.

Gilberto Donizete Palomar, bolsista da segunda turma, dirigiu-se aos novos integrantes dizendo que era uma prova viva de que o programa dá resultados. “Estava numa situação debilitada, crítica. Entrei firme, trabalhando honestamente, respeitando a todos e aprendi muito com os cursos. Vamos agradecer ao ReNascer que está trazendo nossa vida de volta. Muitos já conseguiram e vocês também vencerão”, ressaltou.

Valéria Fugii, vice-presidente do Fundo Social, destacou o trabalho em equipe: “agradeço a todos que participam. A gente confia no ser humano e na possibilidade de transformação”.

Idealizadora do Programa ReNascer, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan, demonstrou emoção ao falar sobre o início do Programa e os resultados até agora. “Desde os meus 22 anos tenho a função de elaborar projetos para as pessoas que mais precisam. Para isso, nos cercamos de estudos, de técnicos, mas é o amor que está por trás de tudo isso que faz dar certo, somado à compaixão e à confiança. Poucos acreditavam no programa e eu desconheço um lugar onde ele tenha alcançado um resultado tão bom. Das turmas anteriores, temos nove pessoas indo para suas casas.” 

Sônia Furlan elogiou ainda a força dos participantes para saírem da situação difícil em que estavam. “Olhem vocês aqui, aprendendo, se aproximando de pessoas, restituindo vínculos. Vocês são bem-vindos aqui e em outras Secretarias também porque nós acreditamos em vocês”, afirmou.

 

História

Participaram da primeira turma do ReNascer 23 pessoas; da segunda turma, 26. Já foram oferecidos cursos de auxiliar de veterinário, banho e tosa em pet shop, jardinagem, manutenção e pequenos reparos, além de portaria e recepção.

Criado em maio de 2018, o ReNascer oferece oportunidades de cursos e emprego a pessoas que já estiveram em situação de rua e hoje estão abrigadas na Cáritas – Casa São Francisco de Assis. Idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o projeto conta com a parceria da Cáritas e das secretarias municipais de Recursos Naturais e Meio Ambiente, de Serviços Municipais, de Indústria, Comércio e Trabalho e da Mulher.

Instituído por lei, além dos cursos, o ReNascer oferece trabalho, bolsa-auxílio e vale-transporte. Uma lei aprovada em maio de 2019 possibilitou, aos bolsistas que cumpriram os pré-requisitos do programa, aumentar a carga horário de trabalho de quatro para seis horas, com repasse proporcional do valor da bolsa.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui