Os 18 integrantes da 5ª turma do Programa ReNascer foram recebidos nesta quinta-feira, dia 26, numa cerimônia realizada na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri (Sads).

Com a presença de autoridades municipais, Cáritas, professores, equipe operacional e parceiros, o evento emocionou a todos com as histórias de sucesso de integrantes das turmas anteriores. Nicholas Nunes, da 4 ª turma, tocou e cantou uma música de sua autoria.

Eles venceram
Rubens Tavares, da 3 ª turma, presta serviço no Cepad. Ele contou que não deu certo da primeira vez. “Quando recebi o pagamento, tomei uma.” Após quedas, Rubens assimilou o conceito: “eu quero, eu posso, eu consigo”. Com isso, conquistou muitas vitórias, juntou dinheiro, saiu da Cáritas, paga seu aluguel, comprou um carro e, além de trabalhar, ganha uma renda extra vendendo balas e doces. Aos recém-chegados, ele deixou um conselho: “a mudança de vida está em nossas mãos”.

Lucas Gomes, da 2 ª turma, que hoje presta serviço em uma maternal da cidade, também disse que é preciso “segurar a oportunidade, pois temos a capacidade de mudar, crescer e de realizar”.

João Augusto, da 4 ª turma, deixou outra lição: “se tem uma coisa boa no fundo do poço é que qualquer movimento leva a gente para cima. Olhem à sua volta e ajudem a levantar aqueles que caíram”.

Incentivo
Marco Antonio de Oliveira (Bidu), secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema) também destacou a importância de “agarrar as oportunidades” e falou sobre o trabalho na Horta da Gente. “Lá são plantadas verduras e legumes e depois é colhido o amor”, disse.

Para Adriana Bueno Molina, secretária da Sads, o Programa “faz a gente renascer também. Nossa vida mudou e aprendemos com a experiência de vocês”.

Motivo do sucesso
“Quando Deus dá a vida para nós, ele tem idealizado a perfeição, mas há um tempo determinado para todas as coisas”, disse Sônia Furlan, presidente do Fundos Social de Solidariedade de Barueri e idealizadora do ReNascer.

Comentando sobre o número de pessoas que já participaram do Programa, deixaram a Cáritas  e estão morando em suas casas, ela atribuiu o sucesso ao amor. “Não estamos fazendo isso só porque amamos vocês, é porque somos instrumentos. Eu tenho encontrado o que semeei todos os dias”, disse, emocionada. Sônia declarou ainda que o maior retorno que recebe é ver que o olhar da cidade mudou em relação as pessoas em situação de rua.

Renascer
Desde a criação do ReNascer, em 2018, passaram pelo Programa 97 pessoas divididas em quatro turmas. Destes, 31 bolsistas conseguiram sair da Cáritas – Casa São Francisco de Assis, alugaram suas casas e hoje, alcançaram a tão sonhada independência. Os participantes fazem cursos e passam por um longo processo, participam de oficinas, têm acesso à saúde, atividades esportivas e muito mais. A maioria dos integrantes da 4 ª turma trabalha na Horta da Gente, no Parque Ecológico, plantando e colhendo verduras e legumes (cestas verdes) que são doadas a famílias em alta vulnerabilidade social atendidas pelos Cras (Centros de Referência da Assistência Social). Atualmente são atendidas 500 famílias.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri