Nesta terça-feira (20), começa a vencer o IPTU para os contribuintes de Jundiaí. Diante disso, espera-se um aumento no fluxo de cidadãos junto à rede de agências bancárias. A Caixa Econômica Federal é o único banco que vai receber o imposto nos caixas internos das agências, graças a um acordo assinado na semana passada com a Unidade de Governo e Finanças (UGGF).

            Nos termos do convênio firmado entre a Prefeitura de Jundiaí, os outros bancos (Banco do Brasil, Banco Mercantil do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander), só permitem o pagamento nos caixas eletrônicos, não sendo possível o pagamento por meio de caixas convencionais. Veja a relação de bancos, no site da Prefeitura Municipal de Jundiaí https://www.jundiai.sp.gov.br/servicos-online/wp-content/uploads/sites/38/2018/02/agencias-bancarias.pdf.

            Segundo o Procon, é dever das instituições bancárias garantir orientação adequada e pronto atendimento aos questionamentos dos seus clientes, em especial aos mais idosos, para que possam realizar esses pagamentos de forma tranquila, segura e tempestiva. “Também pode ser verificado junto ao banco em que o consumidor possui conta as outras formas de pagamento disponíveis, como pela Internet ou celular”, acrescenta a coordenador do órgão, Gabriela Glinternik.

            Importante destacar que os consumidores devem ter cuidado e só pedirem orientação nas agências para funcionários devidamente identificados. “Não aceite de forma alguma ajuda de estranhos para realizar o pagamento”, orienta Gabriela. Outras formas de pagamento e demais informações sobre o IPTU podem ser obtidas no site da Prefeitura de Jundiaí ou no Poupatempo de Jundiaí.