A Prefeitura de Osasco, por meio da secretarias da Administração e de Segurança e Controle Urbano, deu posse a novos guardas civis municipais nesta última semana, em cerimônia realizada na Sala Osasco. Aprovados em concurso público, os 69 guardas civis municipais vão reforçar as ações nas ruas de prevenção à criminalidade.
Antes de saírem às ruas, os novos integrantes passarão por seis meses de treinamento. Eles se somam aos 81 GCMs empossados em 24/5, os quais concluirão o treinamento em novembro. Atualmente, o efetivo da Guarda Municipal é de 290 membros.
O início da cerimônia foi marcado com um vídeo institucional falando dos 28 anos da Guarda Civil Municipal, comemorado no dia 18/6. Na sequência, o secretário de Segurança e Controle Urbano, Adilson Moreira, falou sobre o reforço da tropa. “É um privilégio anunciar o reforço da GCM. Os senhores terão a missão de cuidar dos nossos munícipes”, avisou.
O prefeito Rogério Lins disse que, ao dar posse aos novos membros, estava cumprindo uma de suas propostas, a de dobrar o número de GCMs. Depois dirigiu-se aos novos integrantes: “Não tenho dúvida de que hoje vocês são motivo de orgulho aos seus familiares por estarem dando um passo importante na vida profissional. Aproveitem a oportunidade para servir, fazer o bem, defender nossos cidadãos, para que todos possamos viver numa cidade com mais qualidade de vida e mais segurança”.
Lins também enumerou os avanços em Segurança Pública. “Inauguramos recentemente o Centro de Formação. Agora, vamos investir em infraestrutura. Estamos finalizando a contratação de novas viaturas e de novos equipamentos. Outro passo importante é o investimento em tecnologia: Osasco já tem a primeira fase do COI (Centro de Operações Integradas) implantada e em funcionamento. Trata-se de um grande aliado no combate à criminalidade. Na segunda fase vamos avançar no formato de monitoramento, inclusive com aplicativo de reconhecimento facial. Entre tantas outras ações, vamos priorizando a família, que é o principal patrimônio da nossa cidade”.
Talita Souza da Silva e o filho Cauã Souza Perroni, 5 anos, prestigiaram a posse do marido e pai Moisés Perroni. “Estou muito orgulhosa. Hoje, meu marido passa a cuidar de mais famílias”, disse. Wilker de Melo Lopes disse que seu sonho se realizou. “Sempre quis fazer parte da Guarda Civil Municipal”.
Ao final, representando os GCMs no recebimento da Carteira Funcional, Lucas Leite Corrêa tirou foto com o prefeito e autoridades.
Paticiparam da solenidade, a vice-prefeita, Ana Maria Rossi; os secretários Sérgio Di Nizo (Governo), José Toste (Educação), Lau Alencar (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Soleny Oliveira Pereira (Administração), Bruno Mancini (Planejamento e Gestão), Francisco Cordeiro (IPMO)e José Carlos Vido (Saúde); os secretários adjuntos: Renata Poletti, Izilda Orlando, Hamilton Sant’Anna, Luiz Henrique e Chirinham; os vereadores Rogério Santos, De Paula, Toniolo, Daniel Matias, Claudio da Locadora; além de Hélio Tamaro (representando o vereador Jair Assaf), Inspetor Raimundo (comandante da Guarda Civil Municipal), Edson (corregedor da GCM), Mille (coordenador da Defesa Civil), Paulo Candido (Game – Grupo Avançado de Missões Especiais), comandante Fereira (Corpo de Bombeiros voluntários de Osasco), comandante Hélio (GCM de Carapicuíba), entre outras autoridades.