O prefeito de Osasco, Rogério Lins, reuniu-se  com as entidades que compõem o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), com o objetivo de estreitar relações e ouvir os vários setores da sociedade.

“Temos recebido informações importantes nesses encontros, que promovem a proximidade das instituições do terceiro setor com o poder público. Essa união gera benfeitorias que refletem diretamente nos munícipes e na cidade. Dessa forma conseguimos entender melhor a realidade e isso encurta os caminhos para que possamos beneficiar as entidades ou grupos”, explicou.

Lins informou ainda que uma vez por mês, às segundas, retira atividades da agenda para atender as instituições. “Todos que trabalham no terceiro setor, nós atendemos aqui no gabinete. Dependendo do assunto, trazemos também o secretário da pasta para fazer os encaminhamentos necessários. Vamos começar a fazer isso também com os conselhos”, anunciou.

Aos presentes, o prefeito falou das atividades e ações de sua administração nesses 2 anos e 4 meses. “Temos muito a comemorar. A educação da nossa cidade está passando por um momento muito especial. Além de termos alcançado 6.1 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a melhor nota da história da cidade, conseguimos valorizar nossos professores e hoje os do PEBII recebem o melhor salário da região. Discutimos e aprovamos o plano de carreira da categoria. Tudo feito de forma transparente. Nossa realidade atual é diferente da maioria das cidades e estados brasileiros”.

Nos dois anos e quatro meses de governo a atual administração investiu em creches. “Muitos me perguntam porque temos construído tantas creches. Fizemos isso por ser a principal demanda. Osasco não tem fila de espera para Emei ou Emef, mas tínhamos 12 mil crianças aguardando vagas em creches. É importante que a criança tenha vaga na creche para que a mãe possa trabalhar. Mas não é só isso. A criança inserida na creche, já começa a estimular seu raciocínio, facilitando o aprendizado no futuro. Graças aos investimentos, hoje a nossa fila de espera já é inferior a 6 mil crianças”, disse.

O prefeito também falou sobre os painéis tecnológicos que tem em sua sala e permitem que acompanhe diariamente o que acontece na cidade. “Com essas dez novas creches e os dois Mundo da Criança, nós teremos condições e, nos 4 anos de governo, chegar muito perto de zerar a fila de espera por creche em nossa cidade. Seremos, com certeza, a cidade que mais gerou vagas em creche no Brasil”.

Na área de Segurança, Lins informou que os investimentos avançaram e muito, pois dobrou o efetivo da Guarda Civil Municipal, estruturou a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), que tem atuado, junto com as polícias Civil e Militar, para acabar com os pancadões e também para garantir tranquilidade e segurança aos cidadãos. “Temos a ronda escolar e estamos investindo em monitoramento eletrônico. Nós colocamos 305 câmeras na cidade e muita gente tem dito que são radares. Não são radares, são câmeras de segurança. No dia 8/5 vamos inaugurar o sistema completo, que é o que tem de mais moderno no mundo. O nosso monitoramento é o mesmo sistema que funciona em Barcelona, Nova Iorque e nas principais cidades do mundo”, disse.

As câmeras de monitoramento têm tecnologia e são integradas aos sistemas Detecta e Vigia Osasco que permitem a leitura das placas dos veículos, identificando carros com registro de roubo ou furto. “Osasco temos o big brother do bem. As pessoas de bem vão ficar mais tranquilas e as pessoas mal intencionadas terão dificuldades em cometer delitos na nossa cidade. Somos a cidade que mais investiu em segurança. Aumentamos de R$ 42 milhões para R$ 77 milhões o nosso investimento no setor. Esses investimentos já começaram a apresentar os primeiros resultados”.

O prefeito fez um resumo dos investimentos nos demais setores, como a implantação do primeiro Hospital Veterinário e da segunda unidade, que será entregue nos próximos dias. “Nós trouxemos para Osasco, o Dasa, maior grupo de laboratórios da América Latina, responsável pelos laboratórios Lavoisier, Delboni, Lavoisier, Salomão Zoppi e CientíficaLab, que vai fazer os exames da nossa população”.

Desde segunda-feira, 22/4, os exames ficam prontos em 24 horas, permitindo, ainda, que as pessoas acessem os resultados pela internet. “Junto com isso teremos o Centro de Especialidades Odontológicas, que passará a funcionar em novo endereço”.

Para finalizar, agradeceu o trabalho realizado pelo conselho. “Agradeço a vocês por atenderem a nossa população. Vocês realizam um trabalho maravilhoso. Muito obrigado pelo que fazem pela nossa cidade”, concluiu.

O presidente do CMDCA, pastor Pedro Paulo, fez, na sequência, uma breve apresentação da prestação de contas do poder público com as instituições da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui