Nesta terça-feira (8 de março) é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data que representa a luta pela igualdade de direitos. Quando se fala em avanços no setor, a mulher barueriense sai na frente e encontra amparo em todas as áreas para seguir firme nessa luta, afinal, a garantia de direitos depende de políticas públicas focadas nas necessidades do público feminino. 

Mulher
A Prefeitura de Barueri é uma das poucas no Brasil que tem uma Secretaria da Mulher. Lá, além de uma estrutura completa toda dedicada ao público feminino, há serviços de combate à violência, apoio à mulher com câncer, promoção do bem-estar, cursos de capacitação, incentivo ao empreendedorismo, apoio à mulher com câncer, dentre outros.

Segurança
Barueri foi a primeira cidade da região a ter uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) que funciona 24 horas por dia. A unidade já era destacada por funcionar anexa à Secretaria da Mulher, que mantém um setor voltado à proteção integral da vítima de violência por meio de programas. Um deles é o Guardiã Maria da Penha, que monitora vítimas sob medida protetiva por meio de visitas regulares de agentes da Guarda Civil Municipal.

Saúde
A assistência à saúde feminina é um fator potente na cidade, pois atende de forma integral a mulher. Seja nas consultas de rotina nas áreas de ginecologia e obstetrícia quanto através de programas de prevenção aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde.

Um dos investimentos mais importantes votados à saúde da Mulher de Barueri também é visto no Centro de Diagnósticos Maria Mariano Meneghin. O equipamento possui uma ala inteira dedicada à saúde da Mulher dispondo do que há de mais avançado na medicina diagnóstica feminina.

As gestantes também contam com a nova unidade de Medicina Fetal que funciona no Hospital Municipal de Barueri (HMB). O setor foi criado com objetivo de atender casos de gestação de alto risco e na detecção e prevenção de complicações durante a gestação e que, eventualmente, podem colocar em risco também a vida da gestante.

Empreendedorismo e capacitação
O apoio ao empreendedorismo feminino também é uma característica de Barueri. Parcerias com o Sebrae trouxe à cidade um posto do Sebrae Aqui Mulher, que fica na Secretaria da Mulher. Além disso, há oferta de cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional e de geração de renda.

Esporte
Em Barueri as modalidades de ginástica artística e voleibol são exclusivas para mulheres, incentivando a presença feminina no esporte, valorizando potenciais atletas e revelando talentos.

Elas também ganham destaque no esporte inclusivo. A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) criou o primeiro time de voleibol sentado feminino de Barueri, dando mais espaço para mulheres com deficiência no esporte.

Educação
Com maternais equipadas, garantia de educação de qualidade e estrutura segura e acolhedora, a mãe barueriense pode ficar tranquila quanto ao amparo oferecido aos seus filhos. O Centro de Referência pela Primeira Infância, por exemplo, oferece as famílias total apoio educacional por meio de cursos e palestras, fortalecendo vínculos que são tão importantes para o desenvolvimento humano.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri