Para encerrar as atividades do ano letivo, cerca de 3 mil professores de toda a rede de ensino de Barueri se reuniram para um congresso, realizado pelo sistema Mentes Notáveis, plataforma de tecnologia educacional implementada no município.

Com a disponibilização dos equipamentos tecnológicos em todas as escolas, os professores de informática e das demais disciplinas têm constatado avanços no desenvolvimento do programa, que produz conteúdo digital complementar à proposta curricular escolar para aulas de língua portuguesa, matemática e ciências, entre outras atividades pedagógicas.

Com o uso do Mentes Notáveis nas salas de aula, por intermédio dos chromebooks, as aulas especiais têm promovido a motivação, a autonomia e o desenvolvimento das crianças, jovens e também ao público adulto que frequentam as aulas do EJA – Educação para Jovens e Adultos.

Os eventos aconteceram no auditório do CAP – Centro de Aperfeiçoamento de Professores, e serviram também para homenagear os professores e gestores que mais se empenharam no uso da plataforma.

Além dos professores de todas as escolas, algumas unidades de ensino se destacaram: Emef Padre Luiz de Oliveira Andrade (média 98,13%), Emef Agenor Lino de Matos (94,64%), Emef Marlene Pereira Santiago (93,36%), Emef José Vital Alves Freire (93,21%).

De acordo com a secretária de Educação de Barueri, Flávia Moreno, o aproveitamento dos alunos foi muito positivo após o uso das ferramentas tecnológicas e, em especial, após conhecerem o Mentes Notáveis. “O uso de plataformas de tecnologia torna muito mais atrativo o processo de aprendizagem nesta era de inovação em que estamos vivendo”.

De acordo com o professor Danilo Ferreira, a tecnologia tem sido um grande aliado em salas de aula. “Os estudantes têm se mostrado muito interessados e aprendendo muito mais. Até a assiduidade melhorou”, contou.

 

Sobre o Mentes Notáveis

A plataforma de ensino digital complementar foi elaborada com o objetivo de disponibilizar recursos tecnológicos interdisciplinares para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras que articulam teoria e prática nos processos de ensino e aprendizagem, e, assim, contribuir para a construção das competências e habilidades exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Os alunos possuem acesso a videoaulas, animações, mais de 40 mil testes de avaliação, jogos educativos e projetos digitais de xadrez, lógica e Lógica de Programação, reforçando o ensino com os fundamentos de como programar e criar jogos.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui