Não é de hoje que o skate passou a ser mais um esporte que caiu no gosto do brasileiro. Depois da conquista da medalha de prata pela Fadinha do Skate, a menina maranhense Rayssa Leal, de apenas 13 anos, que brilhou nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão, o esporte ganhou ainda mais adeptos. Em Barueri os praticantes do skate terão em breve uma das melhores pistas da região, que está sendo construída no futuro Parque da Juventude.

Fruto do trabalho conjunto das Secretarias de Obras e de Esportes, a pista terá cerca de 2.100 metros quadrados, incluindo áreas de acesso, passagem e paisagismo. A área total será de 2.800 metros quadrados. O projeto contempla quatro equipamentos modernos seguindo a tendência mundial do esporte: área para iniciantes, banks, área de estreet e área de bowl.

Para lazer e torneios profissionais
A nova pista poderá ser usada tanto para lazer, por crianças e iniciantes de todas as idades, quanto para torneios profissionais, já que contará com estrutura de arquibancada coberta, vestiários para árbitros e atletas, área para imprensa e captação de vídeos e imagens. Atualmente, a obra da pista está em fase de terraplanagem.

A Prefeitura de Barueri também pretende convidar em breve os praticantes do esporte da cidade para apresentar-lhes o projeto e ouvir sugestões de skatistas como Leonardo Nogueira Gomes de Souza, de 18 anos, morador do bairro Reginalice.

Praticante desde os 15 anos, Leonardo Nogueira disse que frequenta bastante as pistas do Jardim São Pedro e do Boa Vista. Ao todo, a Secretaria de Esportes mantém seis pistas de skate na cidade.

“Acho ótimo ter mais uma pista em Barueri. O skate é um esporte muito bom e com essa nova no Parque da Juventude, com certeza mais pessoas vão começar a praticar ou voltar a andar”, afirma Leonardo.

O professor de História Vinicius Barcala, de 23 anos, morador do Jardim Tupanci, é skatista desde os 10 anos. “Eu acho que mais um espaço para o skate seria um avanço muito bom e um incentivo à prática da modalidade. A criação de mais uma pista colabora não só para quem já anda, mas para que crianças e adolescentes tenham mais uma alternativa de esporte.”

Parque da Juventude
Localizado entre as avenidas Marco e Antônio Furlan, a Rua Tilápia e a Estrada dos Romeiros, na região do Chácaras Marco, o Parque da Juventude terá 170 mil metros quadrados de área verde e abrigará também pistas de caminhada e de ciclismo, quadras poliesportivas, playground, entre outros equipamentos de esporte e lazer.

O Secretário de Obras, Beto Piteri, adianta que o Parque da Juventude terá integração com o Parque Linear, outra grande obra verde que está sendo construída pela Prefeitura.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri