A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Cultura, e em parceria com o Sesc, apresentará nos dias 29 e 30/3, às 20 horas, a encenação do “Auto da Paixão – Via Sacra Dolorosa”, pelo Grupo de Cultura Popular Lira dos Autos, na Escola de Artes César Antônio Salvi (Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 360, Centro), com entrada gratuita. No dia 28/3, às 20 horas, acontece um Ensaio Aberto, também com entrada gratuita.

Inspirado nas tradições que narram a trajetória de Jesus desde o seu batismo à crucificação e à ressurreição, a história é contada e cantada com os lamentos de Verônica, personagem típico nas procissões do Senhor morto em cidades brasileiras. Tem duração de 80 (oitenta) minutos e resume-se aos quadros da passagem de Jesus, contado por Verônica, que se toma narradora do espetáculo.

O grupo mostra de forma não tradicional a história mais conhecida universalmente, com a

base do teatro de rua, levando o espectador a uma vivência e experiência únicas, resgatando cantos e danças populares como Maculelê, Boi, Ciranda, Festas do Divino e elementos circenses.

Nesta montagem, o “Auto da Paixão – Via Sacra Dolorosa” explora a interpretação dramática dos atores, utilizando do espaço cênico, onde o público se move conforme as cenas do espetáculo, colocando, em vários momentos, o público como parte da história.

Grupo de Cultura Popular Lira dos Autos

Surgiu em 2000, inicialmente com alunos da Escola de Artes Cesar Antônio Salvi, em Osasco, tendo como idealizador o diretor, ator e professor Genivaldo de José, que levou ao Calçadão o espetáculo: “Auto de Natal”.

O grupo atua, principalmente, com espetáculos que promovem o resgate das tradições, como “Fulana dos Três Santos”, que fala sobre os santos casamenteiros das épocas juninas, e “Mangaio”, mais recente encenação que traz elementos culturais de várias regiões do Brasil e reproduz a alegria das grandes festas, através de danças como xote, baião, forró, xaxado, quadrilha, caboclinhos, coco de roda, ciranda, cavalo-marinho e o bumba meu boi.

O espetáculo “Auto de Natal” foi premiado em 2010 no Festival Estadual de Teatro, em Santa Bárbara d´Oeste, como Melhor Espetáculo, Direção, Coreografia, Sonoplastia e Figurino.

SERVIÇO

Auto da Paixão

Dia: 28/3, às 20 horas – Ensaio aberto

 

Apresentações

Dias: 29 e 30/3, às 20 horas

Local: Escola de Artes César Antônio Salvi

(Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 360 – Centro)

 

Gratuito

 

Mais sobre o espetáculo e sobre o Grupo Lira dos Autos:

http://youtu.be/GAtcfgQZ9iU

http://youtu.be/21AO8cx6-WU

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui