Osasco receberá na segunda-feira, 28/5, a visita de delegação chinesa formada por integrantes da Comissão Educacional da cidade de Beijing. O grupo conhecerá a estrutura da Secretaria de Educação, suas principais atribuições para o desenvolvimento do ensino; projetos e ações voltadas ao intercâmbio educacional ou cultural entre instituições estrangeiras; trocas de experiências; e estabelecer relações de amizades entre os municípios. A visita é coordenada pela Associação de Intercâmbio Econômico e Cultural Brasil-China com a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Governo e o Departamento de Relações Internacionais.

            Em visita ao Brasil, o grupo realizará Feiras de Intercâmbio Internacional com o objetivo de promover o sistema educacional de Beijing para as instituições de ensino brasileiras e criar oportunidades de cooperação técnica e educacional entre estudantes.

            Integram a comitiva Ren Jun, vice-diretor da Divisão de Relações Internacionais da Comissão Municipal de Educação de Pequim; Li Jun, vice-diretora do Centro Internacional de Intercâmbio de Educação de Beijing; Qiu Yulu, oficial de projetos do Centro Internacional de Intercâmbio de Educação de Pequim; Du Chengxi, diretor do Comitê de Educação do Distrito de Beijing Fangshan; Zhang Duo, representante do Gabinete de Relações Internacionais da Universidade de Silvicultura de Pequim; Liu Zhenjuan, presidente da Escola de Educação Internacional de Tecnologia Química de Beijing; Li Lin, coordenador do Programa da Escola de Educação Internacional da Universidade de Comunicação da China; e Li Gonqxiu, diretor da Escola Beiluyuan do Distrito de Beijing Fangshan.

            Os representantes da Associação de Intercâmbio Econômico e Cultural Brasil-China são: Xu Lien (presidente da associação); Carol Chen (intérprete); e Paulo Henrique de C. Miranda (secretário de Assuntos Internacionais).

            Fundada em 2000, com sedes em São Paulo e Beijing, a Associação é uma entidade civil sem fins lucrativos cujo trabalho visa estreitar as distâncias linguísticas, geográficas e culturais entre as diversas regiões do Brasil e da China. Desde sua fundação, a entidade tem sido uma ativa mola propulsora do desenvolvimento da cooperação sino-brasileira.

            Programação

            9h – Recepção da delegação na Sala de Reuniões do gabinete do prefeito, com a presença do prefeito Rogério Lins e a primeira-dama, Aline Lins.

            10h – Recepção e café da manhã da comitiva na Secretaria de Educação

            10h30 – Apresentação da Secretaria de Educação 

            11h30 – Visita à EMEF Marechal Bittencourt

            19h – Visita ao Unifieo