A Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI) da Prefeitura de Osasco realiza dia 12 de julho, das 8h às 14h, no Centro de Formação Continuada de Professores (Avenida Marechal Rondon, 263, Centro), o “1º Simpósio do Projeto Osasco Integra: Imigração, Refúgio e Políticas Públicas”.

Organizado de forma intersecretarial pelo comitê gestor do projeto, o evento visa estimular a reflexão, debate e o conhecimento acerca do processo migratório, incentivar a integração dos imigrantes na cidade, apresentar o projeto Osasco Integra à sociedade, fomentar a educação permanente, capacitação profissional, e promover o acesso desse público à cutura e à arte. Durante o simpósio, o Sesc Osasco promoverá uma exposição visual.

O Osasco Integra é uma política pública da prefeitura criada em 2017 por meio do decreto 11.544, que propõe ações e estratégias que visam ampliar o acesso ao trabalho, emprego e geração de renda aos segmentos sociais de maior vulnerabilidade e exclusão, entre os quais imigrantes, pessoas em situação de rua, população LGBT+, egressos do sistema prisional e outras parcelas da população que necessitam de assistência do poder público.

Segundo o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE) do Ministério da Justiça, a quantidade de solicitações de refúgio em 2016 era de 35.464 e, até julho de 2018, o País já contava com 85.746 refugiados.

A Associação Cristã de Moços (ACM), Federação das Associações Amigos de Bairro de Osasco (Fesabo), Serviço Social do Comércio (Sesc), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – subseção Osasco) e Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região são parceiros no evento, que é aberto ao público.

Confira a programação:

8h às 8h30 – Recepção e credenciamento dos participantes

8h30 às 9h – Abertura por autoridades

9h às 10h – início do fórum de discussão

Mediadora da mesa de discussão: Marcela Barbanato Hoelen (Assistente Social da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano)

Plenário: Contexto Sócio Histórico da Imigração no Brasil e seus aspectos legais, com o palestrante Luís Benavides, do Núcleo de Estudos sobre Migrações, Gênero e Direitos Humanos

10h15 às 10h30 – A experiência da sociedade civil no trabalho com pessoas imigrantes. Palestrante: José Carlos Alves Pereira, do Centro de Estudos Migratórios da Missão de Paz

10h30 às 11h30 – A Experiência do Serviço Social do Comércio do Estado de São Paulo (Sesc/SP) no trabalho social para refugiados. Palestrante: representante da Gerência da Área de Estudos e Programas Sociais do Sesc/SP

11h30 às 12h15 – Comitê Gestor do projeto Osasco Integra

12h15 às 12h45 – Encerramento do Fórum – espaço aberto a discussões e perguntas.

12h45 às 13h45 – Visita à Exposição Visual promovida pelo Sesc Osasco

Serviço

1º Simpósio do Projeto Osasco Integra: Imigração, Refúgio e Políticas Públicas

Horário: das 8h às 14h

Local: Centro de Formação Continuada de Professores (Avenida  Marechal Rondon, 263, Centro)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui