Oito pessoas em situação de rua experimentaram o verdadeiro sentido da palavra inclusão. Pela primeira vez em suas vidas colocaram os pés no prédio da Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, na capital (Praça da Luz, 2), para conhecer as instalações do edifício e o que o espaço oferece em termos de atividades culturais, como as tradicionais exposições.

No segundo andar do edifício, por exemplo, puderam conferir obras da exposição A linha como direção”. Com curadoria do Núcleo de Pesquisa do museu, a mostra apresenta 12 esculturas e relevos pertencentes ao acervo da Pinacoteca, que tem em comum o fato de apoiarem-se no elemento geométrico da linha para criar sua espacialidade, retendo, de maneira direta ou indireta, alguns dos questionamentos propostos pelo construtivismo no início do século XX. 

A visita ao museu foi promovida conjuntamente pela equipe do Consutório na Rua, da Secretaria de Saúde, e a Secretaria de Assistência Social. No início deste ano, funcionários da Atenção Básica participaram, por um mês, de curso oferecido pela Pinacoteca com o tema “Arte como Reinserção”, cujo objetivo foi capacitar e fazer com que esses profissionais difundam a ideia de que a arte também é um agente transformador na vida de todo cidadão, independemente de sua condição social.

A ideia é fazer com que os agentes de saúde levem essa mensagem às pessoas em situação de rua e ao conjunto da sociedade, com ações informativas também dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Ricardo Estevão Coelho Resende, que está em situação de rua desde o final do ano passado e é um dos que recebem acolhimento em um dos albergues da cidade, gostou da experiência. “Já gostava de arte, mas é a primeira vez que venho à Pinacoteca. Foi uma experiência interessante”.

A Pinacoteca do Estado é um dos mais importantes museus de arte do Brasil e ocupa edifício construído em 1.900, no Jardim da Luz, no Centro de São Paulo, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui