Novo CCPL é um espaço de resgate social para moradores do Jardim Flórida

0
37

No dia 4 de dezembro a população do Jardim Flórida e região ganhou um novo equipamento social, o Centro de Capacitação Profissional e Lazer (CCPL), localizado na rua das Orquídeas, 62. O local tem a missão de oferecer novas oportunidades por meio de cursos de capacitação e atividades de lazer e cultura.

A inauguração contou com a presença de autoridades locais e a apresentação de atrações circenses, dança e música. Teve ainda a intervenção artística dos professores de grafite da unidade do Engenho novo.

“Ter um local como este, com acesso à cultura e educação, e que funcione sempre é importante para não dar espaço a criminalidade”, conta o professor de Grafite Daniel da Mata. Ele explica também as telas feitas em grafite e doadas ao CCPL.

“A gente reproduziu em uma tela, flores para fazer menção ao nome do bairro, Flórida, e na outra, o Monumento da Solidariedade de Barueri, porque acho que esse local tem tudo a ver com solidariedade. Estou feliz de fazer parte disso, dando mais cor para o centro comunitário”, comenta Daniel.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade Estrela Guia, Sônia Furlan, marcou presença na entrega do novo equipamento social e destacou a importância do espaço para as famílias do bairro.

“Hoje foi um dia de vitória, porque estamos entregando um espaço para as crianças se desenvolverem e para as mulheres se capacitarem. Um lugar de integração comunitária, e nós devíamos isso para esse bairro”, disse Sônia Furlan.

O CCPL, que foi construído pela Secretaria de Obras e passa a ser mantido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), é amplo e oferece toda a infraestrutura necessária para atender a comunidade local.

“Essa obra foi pensada para atender toda essa região e fazer com que a comunidade participe das atividades. Nossa cidade é beneficiada em todas as áreas: na educação, na infraestrutura e, principalmente, no social. O nosso trabalho está integrado para atender as necessidades da população”, disse o secretário de Obras, Beto Piteri.

Perto de casa
Os moradores do Jardim Flórida e região celebram o novo equipamento social perto de casa.

“Aqui ficou muito melhor, porque é perto de casa. Antes, se eu quisesse que meu filho fizesse alguma atividade, precisaria ir até o Engenho Novo. Agora vou aproveitar essa oportunidade e matricular meu filho em jogos lúdicos’, conta a dona de casa Regina Ferreira.

“É muito bom um espaço como esse e estávamos precisando. Acho importante porque teremos a oportunidade de fazer um curso e aprender algo diferente”, disse Maria Lucia Ferreira, que mora no bairro há mais de 30 anos.

“ As crianças precisam de um foco diferente para não se envolverem com coisas erradas. Um ambiente assim é bom para eles se desenvolverem. Estou achando maravilhoso! ”, comentou a moradora Cidimar da Silva.

Homenagem
O novo Centro de Capacitação Profissional e Lazer leva o nome do líder comunitário do Jardim Flórida e região, Abade Ganzaga dos Santos, falecido em 2013.

“Meu pai lutou muito por essa comunidade, em busca de saneamento, luz e melhorias da região numa época muito difícil. Estou muito feliz e honrado com essa homenagem”, disse o filho de Abade, Abade Gonzaga dos Santos Filho.

Faça a sua inscrição
O CCPL do Jardim Flórida oferece cursos gratuitos de artesanato, jogos lúdicos, violão, street dance, manicure e pedicure, capacitação de babá, auxiliar de cabeleireiro, cuidador de idosos, zumba, entre outros. Para obter mais informações ligue para (11) 4382-8210. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri