Maternais da rede têm retorno presencial na segunda com rígidos protocolos sanitários

0
40

No próximo dia 8 de fevereiro começam as aulas on-line em todas Emeis e Emef´s do município, de acordo com decisão conjunta entre os prefeitos do Cioeste.

Já as maternais da rede de Barueri abrirão as portas na próxima segunda-feira (dia 8), para atender cerca de 35% de crianças por sala de aula. As unidades administradas pelas Organizações Sociais atenderão 70% dos alunos matriculados.

A exceção fica por conta das crianças matriculadas nas maternais Aracy Martins, Luzia das Graças, Marly Teixeira, Nadir Adolfina, Vale do Sol e Vitória Regiani, que devem seguir fazendo as atividades on-line por motivo de reformas das unidades ou finalização do processo de concorrência para o gerenciamento.

É importante salientar que no momento, os alunos do grupo de risco e aqueles cujos pais não estiverem seguros para enviarem seus filhos, terão garantidas as aulas remotas.

Educação garante o cumprimento de protocolos de higiene e segurança
A Secretaria de Educação de Barueri está trabalhando muito para garantir que a volta presencial às aulas na rede de ensino seja com segurança e muito acolhimento para todos os alunos e funcionários. O objetivo é assegurar o cumprimento de todos os protocolos sanitários necessários para priorizar a saúde e o bem-estar de todos.

Em conjunto com a Secretaria de Saúde de Barueri, a Secretaria de Educação preparou um minucioso documento pautado nos protocolos sanitários de segurança para o retorno das aulas presenciais.

Conforme explica o secretário Celso Furlan, já foram adquiridos e distribuídos em todas as escolas da rede diversos itens de proteção individual, material de higienização, máscaras, colchões laváveis, sabonete líquido, álcool em gel, dentre outros importantes itens que garantem a proteção de todos.

A Educação também realizou uma série de reformas em suas unidades de ensino, de forma a garantir o distanciamento e a ventilação nos ambientes escolares, como a implementação de janelas em todos os ambientes, sinalizações para manter o distanciamento entre as pessoas e outras medidas importantes.

A instalação de novos pisos emborrachados também está sendo feita nas escolas de educação infantil e maternais. A iniciativa visa criar ambientes adequados para que as crianças efetuem suas atividades ao ar livre, facilitar a higienização, bem como gerar segurança e prevenção de incidentes em decorrência de possíveis quedas.

Outra importante iniciativa assegura que todas as maternais e berçários recebam novos colchões com material lavável. A ideia é cumprir com eficiência toda higienização e desinfecção dos equipamentos utilizados pelas crianças.

O material didático utilizado pelos alunos não será compartilhado e, após as atividades, será cuidadosamente separado e higienizado.

De acordo com a mãe de alunos da rede, Elaine Lima, os seus filhos estão ansiosos e aguardando o retorno às aulas presenciais. “Eles querem voltar para a escola, estão com saudade dos amigos e professores. Como mãe e professora sei que, apesar dos desafios desse momento, nada melhor que o retorno presencial de nossas crianças”, disse.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri