Com o objetivo de tirar a população de Barueri definitivamente do sedentarismo, a Secretaria de Esportes promoveu na noite de terça-feira, dia 12, a Maratona Fitness. Além da tradicional Zumbalada no aquecimento, houve sessões alternadas de step (exercícios simulando subida de degraus) e de jump (saltos na cama elástica) com os instrutores Rafael Loiola e André Petiz. 

A adesão foi tão grande que houve a necessidade de realizar duas sessões porque os 220 equipamentos que ficaram na quadra à disposição não foram suficientes para atender todos os usuários (mulheres em sua maioria). Os próprios alunos ajudaram a levar os equipamentos para os cantos da quadra e trouxeram cerca de 300 colchonetes para as atividades seguintes:  Cross Training e Pilates.  

“Pilates é um fortalecimento muscular de baixo impacto que auxilia na correção postural e pode ser praticado por pessoas de todas as idades”, revela Elaine Malaquias, a instrutora. No Cross Training, conduzido por Gilvan Marcolino, o usuário passa de forma cruzada por várias estações de exercícios. 

No encerramento da Maratona Fitness foram executadas diversas coreografias de Zumba puxadas pelos instrutores Elizabete Nunes, a Bete, e por Wesley Oliveira. “Tenho cerca de 140 músicas no meu celular. Ensaio cerca de uma hora e meia diariamente pra dar tudo certo nas aulas”, revela Wesley. 

Com a ajuda dos DJs e dos operadores de luzes, o que seria cansativo se transforma numa atividade de lazer muito prazerosa. Assim como ocorre em muitos bailes, alguns frequentadores que pensam em ir embora antes do fim, voltam a se exercitar quando toca uma música que eles adoram. 

Exercício em família 

Eunice Brito Araújo, de 69 anos, moradora do Jardim Paulista, uma das mais animadas na quadra, compareceu com a filha Kelly Araújo e outras três amigas que participam do Programa Vida Ativa. Ela acompanhou todas as atividades da Maratona e não perdeu a aula de Yoga da manhã seguinte no Ginásio do Parque dos Camargos. 

Janine Souza Barbosa, assistente de transportes, de 42 anos, moradora da Vila Militar, compareceu com a sobrinha Rafaella Barbosa da Silva, de 11 anos. “Fiquei sabendo da Maratona Fitness pelas redes sociais. Não é sempre que temos oportunidades de exercitar. Valeu a pena”, conta a tia. 

Um dos homens praticando os exercícios foi José Benjamin de Oliveira, pizzaiolo de 57 anos, morador do Centro. Ele compareceu com uma sobrinha e uma cunhada. “É a primeira vez que venho. Tem gente que pensa que essas atividades não são coisas de homem, mas é besteira. A atividade física é para todos os seres humanos”, desabafa.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri