Alexandre Andrade Mendes, integrante da 2ªturma do ReNascer, conquistou uma vaga no mercado de trabalho formal. 

O Programa ReNascer, criado em 2018, idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Barueri, liderado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) com a parceria de outras secretarias, consiste em oferecer cursos e oportunidades de emprego para ex-moradores em situação de rua, acolhidos pela Cáritas – Casa São Francisco de Assis.  

O contratado 
Alexandre Andrade Mendes fez cursos de Manutenção e Pequenos Reparos e Jardinagem e Paisagismo. Prestava serviço no CEPAD. Fora do mercado de trabalho formal desde 2009, Alexandre ficou acolhido na Cáritas porque não tinha onde morar: “não cheguei a ficar nas ruas, tive problemas financeiros”. Após passar dois anos na Cáritas, ele comemora: “saí dia 5 de março. Consegui alugar uma casa, me reestruturei e agora voltei ao mercado de trabalho. Eles gostaram de mim, fui muito elogiado e estou extremamente feliz”. 

O empregador 
Rodrigo Furlanetto Rossi, proprietário da RR Vet, foi o primeiro empresário a contratar um bolsista do ReNascer. A empresa dele presta serviços para o Canil Municipal e foi lá que ele conheceu Alexandre. “Nós vemos o comprometimento, a vontade de trabalhar e a grande paixão dele por cães e gatos”, declara. Rodrigo destacou também que há possibilidade de beneficiar mais bolsistas. “No momento não conseguimos abraçar muitos, mas não tenho dúvidas que num futuro próximo isso será possível. Eu espero que o Alexandre sirva de inspiração. Tomara que ele seja o primeiro de muitos”, diz o contratante. 

Vitória 
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri, Sônia Furlan, comemora: “dentre todos os projetos e programas, essa ação é das mais generosas, mas também de difícil solução. Acredito que a dor causada pelo rompimento dos vínculos afetivos, principalmente, as colocam nessa condição.  Além da aproximação, apoio psicológico e tratamento para a drogadição, acredito que o amor foi fundamental para alcançarmos  esses resultados. Sou grata a Deus e a nossa equipe pela dedicação a essas pessoas. Cada vitória de um deles é a nossa também“, emociona-se a primeira-dama. 

Independência 
12 bolsistas já estão morando em suas casas. Após terem concluído os cursos e trabalhado, conseguiram a tão sonhada independência. O Fundo Social de Solidariedade, secretários municipais, sociedade civil e empresários têm ajudado a mobiliar as casas. 

Como funciona 
Instituído por lei, além dos cursos, o ReNascer oferece trabalho, bolsa auxílio e vale-transporte. Alguns trabalham quatro horas e outros, seis horas. 

Até agora, 53 bolsistas fizeram cursos e conseguiram oportunidades de trabalho na Sads, Cepad I e II, Parque Ecológico e Secretaria da Mulher. Há parceria com a Secretaria de Serviços Municipais.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri