Luta contra as doenças sexualmente transmissíveis: dia 4 tem Ação Extramuros

0
70

No dia 1º dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data foi instituída com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção da doença e combater o preconceito.

Em Barueri, a mobilização começa no sábado (dia 4 de dezembro), por meio da “Ação Extramuros”, ligada à campanha Fique Sabendo, do governo estadual, conduzida pela equipe do Programa IST/ Aids e Hepatites Virais do município. Será oferecida a testagem rápida de HIV, sífilis e Hepatites B e C para toda a população, além de distribuição de preservativos, materiais informativos e acolhimento. O evento ocorre na ria, próximo à estação Antônio João da CPTM e do Parque Shopping Barueri das 13h às 21h.

O teste rápido estará disponível para jovens e adultos com vida sexual ativa. Os interessados podem comparecer no local munidos de documentos com foto. Como o próprio nome sugere, o teste rápido é prático, seguro e também sigiloso, e o resultado fica pronto em torno de 20 minutos.

“O teste rápido é uma tecnologia que não pressupõe um ambiente laboratorial e por isso ele pode ser executado em vários lugares. O teste de HIV é um teste diagnóstico, enquanto os testes de Sífilis e Hepatites são de triagem e por isso é necessária uma investigação maior sobre a saúde do usuário”, explica Reinildo de Souza, coordenador do Programa IST/ Aids de Barueri.

É importante ressaltar que o teste rápido está ligado ao diagnóstico precoce, contribuindo com tratamento da doença e também com a quebra da barreira de transmissão das patologias.

Diante de um diagnóstico positivo, o paciente recebe todo o acolhimento necessário e é encaminhado ao serviço, que é multiprofissional. Isso quer dizer que ele receberá não apenas as medicações que precisa, mas o acompanhamento de diversos especialistas.

Testes rápidos estão disponíveis o ano todo
Lembrando ainda que os testes rápidos são gratuitos e também estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no CTA (Centro de Atendimento Especializado), situado agora em novo endereço: Avenida 26 de março, 845, no Centro.

Imunodeprimidos e vacina da Covid-19
Para pacientes imunodeprimidos (aqueles estão com o mecanismo de defesa contra infecções comprometido), a vacinação contra a Covid-19 ocorre por meio de agendamento realizado pelo SAE (Serviço de Assistência Especializada), onde a equipe entra em contato com o paciente a ser imunizado.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri