Dentro do projeto “Viver a Infância”, implantado pela Secretaria de Educação de Barueri desde o ano passado, as maternais e escolas de Educação Infantil do município vêm desenvolvendo uma série de atividades que visam priorizar o desenvolvimento das crianças.
Na Maternal Joaquim Soares, da Aldeia de Barueri, está sendo efetuado um trabalho significativo desenvolvidos por professores e gestores da escola. Considerando que é por intermédio das sensações que as crianças criam memórias, a escola está desenvolvendo um trabalho com bebês para despertar os estímulos, em possam utilizar o corpo por inteiro: mãos, pés, cabeça, boca, língua, ouvidos, olhos.
Trata-se do projeto “Lugar de bebê é fora do berço”, de autoria da professora Célia Aparecida dos Santos. Uma das atividades desenvolvidas chama-se “Gostosuras Sensoriais”, que proporcionou aos pequenos oportunidades de manusearem gelatina sem açúcar e macarrão sem glúten com molho de beterraba.
De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Andréia Ginante, o resultado foi pura diversão. “Os bebês passam por processos que envolvem o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado e a iniciação social e afetiva”, relatou.
De acordo com a diretora Cydinéia Pereira, “vivências e experiências como essas e tantas outras proporcionam saberes que ficarão marcados para o resto da vida de cada um deles“.