A leptospirose é uma zoonose (doença que atinge tanto os animais como os seres humanos). Sua maior incidência ocorre principalmente em períodos de chuvas torrenciais e de alagamentos urbanos. 

Os roedores domésticos (ratazanas, ratos de telhado e camundongos) são principais vetores. Eles hospedam a bactéria Leptospira nos rins e através da urina contaminam o ambiente, a água e os alimentos em geral. 

Deve-se evitar o contato com a enxurrada e a lama das enchentes. A Leptospira penetra na pele lesionada de animais e seres humanos ou mesmo através de mucosas bucais, nasais e oculares. 

Em outras épocas do ano a contaminação também pode ocorrer através da ingestão de água e alimentos contaminados, do contato com água ou lama de esgotos, de terrenos baldios e de outros lugares onde há a presença desses roedores. 

É mais comum que o período de incubação da doença seja de sete a 14 dias, mas também pode ocorrer de um a 30 dias. Os principais sintomas no ser humano são: febre; dores musculares, principalmente na panturrilha (batata da perna); cefaleia (dor de cabeça) e icterícia (manchas amareladas na pele e na mucosa). 

Para afastar os roedores e evitar a doença, a principal alternativa é o manejo ambiental através da supressão dos quatro “As” (acesso, abrigo, água e alimento). Mantendo-se o ambiente limpo, dificilmente ocorrerá a incidência de ratos. 

Dicas 

– Não armazene lixo no quintal, em qualquer parte da casa e também na comunidade; 

– Mantenha as lixeiras sempre tampadas; 

– Não deixe embalagens de alimento abertas; 

– Retire a ração dos animais à noite; 

– Utilize luvas e botas de borracha quando for retirar lamas, entulhos e desentupir esgotos; 

– Evite o contato com água ou lama de enchentes; 

– Não nade em água represada da chuva, nem pesque em rios e lagos após as chuvas; 

– Faça a limpeza periódica de sua caixa d’água e mantenha-a sempre tampada; 

– Vacine seus cães contra a leptospirose; 

– Mantenha o animal suspeito ou doente em local cimentado e lave periodicamente o local com solução clorada; 

– Procure atendimento médico imediato em caso de suspeita de leptospirose. 

Em caso de dúvidas no combate a roedores, ligue para o DTCZ (Departamento Técnico de Controle de Zoonoses) através do telefone 4198-5679. Obtenha informações também nos canais abaixo no PORTAL BARUERI e na página da VIGILÂNCIA SANITÁRIA.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri