Jornal Oficial de Barueri completa 12 anos prestando contas e levando informações à população

0
39

No dia 29 de julho de 2009 o tempo esteve parcialmente nublado com temperatura mínima de 16 graus, bem mais agradável que o frio intenso da quinta-feira do dia 29 de julho de 2021. Foi naquelas condições climáticas que há exatos 12 anos começava a circular pelo município de Barueri o Jornal Oficial impresso (além de uma versão digital disponível no portal da Prefeitura) levando à população informações relevantes e prestando contas sobre a Administração Municipal.

O Jornal Oficial de número 1 informava que a Prefeitura havia adquirido 100 novas viaturas para a Guarda Municipal e fazia importantes investimentos em monitoramento eletrônico, com a instalação de 340 câmeras pela cidade.

A outra seção importantíssima do Jornal Oficial, a que publica os Atos Oficiais da Administração, trazia a íntegra de um decreto de desapropriação de terreno e alguns avisos de “pregão presencial” para a compra de materiais necessários ao bom funcionamento dos serviços da Prefeitura.

Relembrar informações como essas serve para enfatizar a importância do direito à informação que todo cidadão precisa ter. Direito com o qual o Jornal Oficial de Barueri procura contribuir, principalmente no relato jornalístico das decisões e ações da Administração Municipal, que são de interesse público e dever do Estado.

Projeto reformulado
O secretário de Comunicação, Thazio Gomiero, ressalta a importância de um veículo como esse.

“O Jornal Oficial de Barueri é um dos principais veículos de comunicação da Prefeitura. Ele tem a grande vantagem de chegar às mãos daqueles munícipes que não possuem acesso à internet, mas, assim como os outros, têm o direito de receber as informações e as notícias da Administração”. afirmou.

“Recentemente fizemos uma reformulação geral no jornal, tornando-o mais moderno, facilitando ainda mais a leitura e dando qualidade às imagens e principalmente à impressão. É importante destacar que o Jornal Oficial, assim como todos os outros veículos de comunicação da Prefeitura presentes nas redes sociais e na internet, são o resultado do trabalho de uma equipe de profissionais dedicados a levar informação de interesse público aos moradores de Barueri. São 12 anos de serviços prestados e certamente seguirá ainda por muitos outros anos na prestação de contas à população”, reforça Thazio

O início
Quem lembra o processo inicial de viabilizar uma publicação impressa circulando duas vezes por semana é o secretário de Esportes, Tom Moisés, que na época estava à frente da Secretaria de Comunicação.

“Naquela época, devido ao desenvolvimento da cidade, ao elevado número de realizações e atos oficiais, bem como considerando a economia de recursos públicos, percebemos a necessidade de ter um jornal oficial do próprio município, algo que era normal para grandes cidades e capitais”, relata Tom Moisés.

Ele lembra ainda que até 2009 os atos oficiais da Prefeitura, além de outras informações referentes à Administração, eram feitos por meio de jornais privados, com custos elevados para os cofres municipais. Por outro lado, “o jornal próprio da Prefeitura significava mais agilidade na publicação dos atos oficiais e maior economicidade dos recursos. Além disso, poderíamos incluir matérias jornalísticas e anúncios com informações de interesse público, com caráter informativo, educativo e de orientação social”.

Hoje o Jornal Oficial de Barueri na versão impressa continua circulando duas vezes por semana (quartas-feiras e sábados) com tiragem de 12 mil exemplares, distribuídos em 220 pontos estratégicos abrangendo todo o território do Município. Além de estar disponível nos órgãos públicos municipais, o Jornal Oficial também fica à disposição gratuitamente em supermercados, farmácias, padarias e bancas de jornais.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri