Com o objetivo de incentivar os alunos a desenvolverem o hábito pela leitura, escrita e pesquisas, o professor de língua portuguesa da Emef Dorival Faria, José Geraldo da Silva, implementou o projeto de criação de um jornal da escola.

Elaborado por todas as turmas de 9º anos, o jornal está mobilizando toda a escola. Com o apoio e sugestões de toda a gestão, os estudantes entrevistam professores, alunos e pais.

O projeto do jornal visa despertar a produção, criatividade, senso crítico e a participação direta dos alunos, desenvolvendo variados tipos de habilidade, além de levar informações do interesse de todos.

De acordo com o professor, as edições estão muito interessantes. “Entendemos que o bom uso da linguagem, da comunicação e das campanhas de conscientização podem, inclusive, salvar o planeta. A criatividade e o espírito do trabalho em grupo estão sendo desenvolvidos”, explicou.

Os temas são os mais diferentes. As edições contam com artigos e campanhas sobre a importância do uso de máscara e álcool em gel como prevenção à Covid-19, ansiedade e depressão, a importância do uso da tecnologia, entre outros assuntos.

De acordo com a diretora Eovani Guedes, os estudantes estão muito participativos. “Eles estão mais unidos. Estamos aproveitando esta oportunidade para incentivá-los a se empenharem em campanhas de valorização da escola”, conta.

Davi Lima, estudante do 9º ano, é um dos mais animados com a ideia do jornal. “Estou gostando muito de ajudar na elaboração das perguntas e entrevistas. Este projeto está sendo muito importante”, diz.

A aluna Ana Luiza Santos também está engajada no projeto: “é um grande incentivo para todos nós. Inclusive, estamos nos aproximando de muitos alunos e funcionários da escola”.

Além do jornal impresso, os estudantes estão empenhados em levar o projeto para as redes sociais e para o site da escola.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri