O programa MenteInovadora irá apoiar no acolhimento socioemocional de mais de 60 mil alunos da rede de Barueri.

Para oferecer maior apoio aos estudantes quando retornarem às aulas presenciais, a Educação de Barueri está implementando o programa MenteInovadora, da Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional.

A iniciativa comtempla as mais de 60 mil crianças e adolescentes, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II. Os 2.300 professores da rede já estão sendo capacitados para usar a ferramenta.

Com a nova metodologia, a Secretaria de Educação de Barueri espera auxiliar na integração dos alunos após o longo período de isolamento social. “Os investimos no MenteInovadora são necessários, porque trata-se de um programa que irá contribuir para o desempenho e o engajamento dos estudantes, que estão cada vez mais exigentes e demandando novos métodos de ensino”, enfatiza Celso Furlan, secretário de Educação de Barueri.

No Brasil desde 2006, o MenteInovadora utiliza jogos de raciocínio em aulas dinâmicas com a mediação de professores capacitados e tem resultados comprovados no desenvolvimento cognitivo e socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. Os jogos estimulam os alunos a experimentarem um contexto controlado de situações da vida real, contribuindo para conferir significado ao aprendizado e exercitando habilidades como a empatia, a resiliência, a capacidade analítica, o equilíbrio emocional e o trabalho em equipe.

Sobre a Mind Lab
Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri