As escolas de ensino fundamental de Osasco agora contam com lousas digitais. A iniciativa demonstra que a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, tem investindo em tecnologia e inovação. Com o equipamento, os professores fazem apresentações de suas aulas utilizando-se de programas como power point ou links de sites, já que poderão navegar na internet durante a apresentação do tema proposto aos alunos. Os professores também poderão consultar conteúdos e reproduzir vídeos ligados ao tema da aula.

O secretário de Educação, José Toste Borges, explicou que a lousa interativa é uma ferramenta que potencializa o uso da tecnologia em sala de aula. “O prefeito Rogério Lins tem investido em tecnologia e inovação na educação municipal. Também tem possibilitado que os nossos professores utilizem nas salas de aulas conteúdos digitais, que proporcionam uma nova realidade no processo de ensino e aprendizagem, através da interatividade com conteúdo digital”, conclui.

O sistema de lousa retrátil possui superfície de escrita diagramada branca, além do módulo interativo, uma vez que a lousa digital é como uma tela de computador, só que maior. Deste modo, o sistema alia a escrita tradicional, com a utilização tecnológica.

Durante o semestre, os professores receberam orientação sobre como tirar o melhor proveito do equipamento interativo. A docente Josiane de Araújo explicou que as crianças e adolescentes estão em constante contato com computadores, tablets e celulares. Se a escola não acompanha a tecnologia, acaba tornando-se pouco interessante para essa nova geração.

“Tenho certeza que a lousa digital trará uma nova forma de dar aula e nossa rotina escolar terá mais impacto com o aluno. Acredito que a turma em sala de aula se tornará mais participativa e atento às aulas. Quando o estudante se vê diante de maior interatividade, fica difícil não querer participar”, conclui.

O prefeito Rogério Lins esteve na EMEF Prof. João Larizzatti na terça-feira, 13/8, onde conheceu as lousas digitais e ficou encantado com a modernização e tecnologia empregadas pela ferramenta. A professora Célia Beatriz, uma das docentes que recebeu capacitação, fez uma demonstração ao prefeito.

“Esses equipamentos são inovadores e possibilitam aos professores trazerem para a sala de aula uma nova dinâmica, inclusive porque contam com o auxílio da internet, podendo aprofundar os ensinamentos de disciplinas como matemática, história, geografia, por exemplo”, destacou Lins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui