Ainda fechado ao público, o Parque da Maturidade José Dias da Silva, equipamento da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), tem mantido várias frentes de contato com os idosos cadastrados.

Uma delas é a visita em casa. Integrantes da equipe técnica do Parque da Maturidade têm ido até a residência dos idosos. Nádia Amaral, coordenadora do equipamento, explica que “é uma forma de levar um pouquinho do Parque até eles e quando nos vêem, entendem que não foram esquecidos”. Ela detalha que são realizadas de 3 a 5 visitas por dia. “Se eles precisam de algo, se há alguma demanda, nós fazemos o encaminhamento”, diz.

Essas visitas nas residências estão sendo realizadas desde julho de 2020 seguindo todos os protocolos de segurança. Os servidores não entram na casa dos idosos, ficam na calçada. Primeiramente, os  técnicos visitam os idosos que perderam alguém ou que estiveram com algum problema de saúde. Se não há essas situações, agendam visitas por bairros.

Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Adriana Bueno Molina, o Parque da Maturidade “sempre foi o paraíso dos idosos e, em tempos de pandemia, procuramos intensificar o contato com os idosos para que possam continuar a sentir-se acolhidos e cuidados pela Assistência Social. Temos muito carinho pela população idosa”.

AULAS

Como no Parque só há maiores de 60 anos e todos estão no chamado grupo de risco da Covid-19, pouco depois do início da pandemia de coronavírus, professores começaram a usar as redes sociais e até WhatsApp para manter contato com os idosos e dar algumas aulas virtualmente. Além de aulas do setor de esportes, há atividades de dois programas existentes no Parque: a Contação de Histórias e o AtivaMente.

Essas aulas fazem sucesso. Os idosos retribuem enviando mensagens de agradecimento aos professores.

As transmissões são feitas no canal Parque no Facebook e também no canal Parque da Maturidade Oficial pelo YouTube. Anote os endereços:

https://www.facebook.com/IDOSOATIVOMaturidade

https://www.youtube.com/channel/UCE52Va93h8r-zqyXjG0y04w

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri