A abertura de agendamento para a castração de cães e gatos começa no dia 27 de janeiro e oferecerá 450 vagas. O procedimento cirúrgico nos animais ocorrerá no mês de fevereiro. O trabalho é de responsabilidade da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri. Tanto a marcação quanto a cirurgia são concedidas de forma gratuita.

O agendamento ocorrerá através do portal da Prefeitura de Barueri ou pelos telefones (11) 4199-1500, 4718-1789 e 97129-1789 (apenas ligações), das 8 às 12h e das 13 às 17h ou até o término das vagas.

Aos cidadãos que tiverem interesse é necessário seguirem algumas orientações para que os agendamentos e atendimentos ocorram normalmente. São elas: o animal possuir o Registro Geral do Animal – RGA (ele pode ser adquirido no Ganha Tempo e na Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente) e o CPF do tutor deverá estar vinculado ao RGA; possuir um endereço de e-mail válido; o animal terá de se enquadrar na faixa de sete meses até sete anos de idade; imprimir a ficha de agendamento e apresentá-la no dia e horário determinados pela marcação; seguir as orientações pré-cirúrgicas; o animal deve apresentar boas condições de saúde no momento da castração. 

Devido a intensa procura, o sistema poderá sofrer instabilidade, prejudicando o acesso ao mesmo, além do congestionamento das linhas mencionadas no segundo parágrafo, mas a secretaria orienta que os munícipes insistam nos dois meios de agendamento para conseguirem ser atendidos. Mas quem não conseguir agendar para este mutirão, não tem problema, novos agendamentos estão sendo elaborados para atender da melhor forma possível os munícipes.

No último agendamento, ocorrido em 13 de janeiro, a marcação começou às 8h30 e foi encerrada às 10h30, sendo o agendamento mais rápido até o momento, onde as vagas acabaram em duas horas, um recorde. A procura não se deve somente pela eficiência e gratuidade do serviço, mas também ao procedimento que ajuda na qualidade de vida dos pets, reduzindo as chances dos mesmos desenvolverem algumas doenças, dentre elas, alguns tipos de câncer.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri