O Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) participou do 12º Seminário Hospitais Saudáveis e recebeu certificado de menção honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente em função do projeto “Utilização de água de reuso para lavagem dos abrigos de resíduos e carros coletores”.

A iniciativa dos setores de manutenção e meio ambiente tem como objetivo a substituição de água potável por água de reuso para lavagem de abrigos e carros coletores de resíduos do hospital. Para viabilizar essa medida, foram instaladas três cisternas para captação da água pluvial, com capacidade total de 3.150 litros, associadas às lavadoras de alta pressão, que demandam volume menor de água.

Para esse processo de limpeza, a estimativa de consumo da água fornecida pela concessionária de água e esgoto, sem uso de alta pressão, é de 35 mil litros por dia, e com alta pressão, 17.500 litros. Já com a utilização da água armazenada nas cisternas, também com alta pressão, o consumo cai para 450 litros, o que representa uma economia de 98,8% de água. “Esse é um projeto piloto. A nossa vontade é que a unidade seja autossuficiente na parte hídrica de reuso com expansão para todos os setores que não exijam potabilidade, como serviços de limpeza e jardinagem” comenta Marco Antônio Abreu, gerente de manutenção do HMB, que explica a necessidade do uso da água da concessionária durante o período de estiagem.

O projeto, que tem um custo baixo de instalação e com manutenção apenas do controle de cloro para evitar a proliferação de micro-organismos, gera economia financeira, mas principalmente polpa o uso da água, um recurso considerado cada vez mais escasso. “A utilização da água de reuso já deveria ser uma metodologia habitual em nível doméstico e empresarial. Estamos nos deparando com uma situação mundial em que zelar por esse insumo é uma necessidade essencial para nossas vidas. Sem água não podemos conceber nada”, comenta Pedro Limongi, técnico ambiental do hospital.

Além da certificação, o HMB também recebeu duas placas de reconhecimento pela participação das campanhas globais “Desafio – A saúde do clima” e “Desafio – Resíduos”, que consistem na análise das medidas da unidade em defesa da saúde pública ambiental com base, respectivamente, em liderança, resiliência e mitigação, e em medição e redução de resíduos e ampliação de reciclagem.

 

Saiba mais sobre o Seminário

O Seminário Hospitais Saudáveis (SHS), que acontece desde 2008, é o principal evento do Projeto Hospitais Saudáveis, uma associação sem fins econômicos, engajada em promover o setor da saúde como exemplo de proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral.

O evento, que é resultado de uma parceria da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo com organização internacional Saúde Sem Dano, surgiu da necessidade em abordar diversos temas relacionados às questões de saúde, segurança e, principalmente, meio ambiente nos estabelecimentos de saúde.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui