Nesta segunda-feira, dia 13, foram retomadas as reuniões de acompanhamento das famílias que são beneficiadas com o Aluguel Social. Esses encontros são periódicos, acontecem a cada dois meses. A ação tinha sido suspensa por conta da pandemia de Covid-19. Todas as pessoas que recebiam o Aluguel Social tinham o benefício renovado automaticamente. Agora, com a retomada dos encontros, os beneficiários terão que passar pela avaliação social, que é feita uma vez por ano.

A Lei que concede o Aluguel Social prevê que as famílias sejam acompanhadas e que a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) oferte cursos e oficinas com o intuito de gerar renda. Vale destacar que o trabalho é feito em conjunto com a Secretaria de Habitação (Sehab): a Sads acompanha por meio dos Cras (Centros de Referência da Assistência Social)  e a Sehab cuida da documentação.

Reuniões
Os encontros acontecerão até dezembro, na sede da Sads, e as pessoas foram divididas em grupos pequenos, respeitando todas as medidas de distanciamento social e os protocolos de segurança contra a Covid-19. Serão nove reuniões. Só nesta segunda-feira foram quatro grupos em diferentes horários e cada participante levou para casa um kit de higiene. Todos os beneficiários receberão convite para participar.

Para Adriana Bueno Molina, secretária da Sads, o importante é, além de ofertar cursos, acompanhar as famílias como um todo: “aliás, uma das nossas ações é fazer um trabalho pós-pandemia, não só com os beneficiários do Aluguel Social, mas com as famílias em vulnerabilidade que atendemos. Temos uma preocupação grande em acompanhar essa problemática e oferecer meios de gerar renda”.

Gregório Rodrigues Pontes Maglio, secretário de Habitação, destacou que com o fim da renovação automática, nova documentação terá que ser apresentada três meses antes do vencimento do contrato.

Barueri vê a parte social
Jane Ramos, que é beneficiária do Aluguel Social, participou de uma das reuniões. Ela disse que estava ansiosa para voltar aos encontros. “Aqui, nessa cidade, temos um apoio imenso. esse governo vê a parte social e a gente é ouvida. Só posso dizer uma coisa: gratidão”.

Cursos
Como forma de gerar renda e capacitar os beneficiários, a Sads oferecerá cursos de confeitaria, panificação, salgaderia, paletes e reciclável de vidro e plástico. As aulas acontecerão em vários lugares:  na sede da Sads, nos seis Cras, no CCPL Parque dos Camargos e no Centro Comunitário Jaraguá-Mirim.

Dois tipos
Barueri concede Aluguel Social em duas situações: para pessoas em situação de vulnerabilidade social e as que foram retiradas de áreas públicas. Essas reuniões que acontecerão são exclusivas para quem está em situação de vulnerabilidade.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri