Que tal reunir a família e amigos e curtir um super show de chorinho neste domingo (dia 03 de abril), às 11h, no Cultura no Parque? “As Choronas”, grupo de choro formado só por mulheres que encanta o público com composições próprias e outros clássicos da música brasileira, ao ritmo de choro, baião, maxixe e samba, será a atração do programa matinal que acontece todo o domingo no Parque Municipal Dom José.

O choro, aliás, tem sido bastante prestigiado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, que criou um grupo específico para esse ritmo, formado por professores do Núcleo de Música. O objetivo é resgatar esse tradicional gênero da música brasileira, atraindo novos admiradores, incluindo os jovens. O show das Choronas será uma oportunidade para o público conferir de perto a qualidade desse tipo de música. A apresentação será realizada no Parque Municipal Dom José, na Rua Ângela Mirela, 500, na Vila Porto.

O grupo
As Choronas construíram carreira a partir da iniciativa pioneira de formar um grupo de choro feminino, algo raro até os dias de hoje. Desde então, a proposta bem-sucedida conquistou sólido reconhecimento no Brasil e no exterior.

O grupo é composto por quatro musicistas: Maicira Trevisan (flauta transversal), Ana Cláudia César (cavaquinho), Paola Picherzky (violão de / cordas) e Miriam Capua (percussão).

Sobre o show
Choronas 25+ “Cronologia do choro pela cronologia das Choronas”, em comemoração aos 25 anos de carreira do primeiro grupo de choro feminino do Brasil, pretende, a partir da seleção, em ordem cronológica, de doze músicas dos quatro CDs do grupo, falar sobre compositores, seus primeiros intérpretes, além de curiosidades da época.

Por 25 anos o grupo tem procurado manter vivo o primeiro gênero instrumental urbano brasileiro, através de pesquisas, gravações, performances, rodas de choro, palestras e concertos didáticos para o público em geral. Além de instrumentistas, as integrantes atuam como formadoras na área da educação musical. A partir desse foco, em paralelo à performance instrumental, decidiram investir no desenvolvimento de Concertos Didáticos, com o objetivo de formação de plateias, apresentando o melhor da música instrumental brasileira, em especial o “Choro”.

Contempladas por diversos editais, os projetos do grupo têm ganhado ampla visibilidade e conquistado de forma significativa um público cativo. Ao longo da carreira, o grupo se apresentou em países como Suécia, Portugal e Peru, além de turnês em diversas capitais brasileiras.

No repertório, além de canções próprias, como Choro Domingo, de Maicira Trevisan, haverá Carinhoso, de Pixinguinha, Tico Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, Gaucho/Corta Jaca, de Chiquinha Gonzaga, entre outras.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri