Aconteceu o Dia D de debates sobre a Base Nacional Comum Curricular proposta pelo MEC, com discussão e reflexões de gestores municipais e educadores de todo Brasil.
A Secretaria de Educação de Barueri também reuniu diretores de escola, supervisores de ensino e integrantes do Conselho Municipal de Educação para participarem de uma videoconferência com o ministro da Educação, Mendonça Filho, que falou sobre o tema.
De acordo com Isabel Biondi, diretora do Departamento de Apoio Pedagógico de Barueri, a discussão acontecerá em cada escola com representantes de todas as áreas da unidade de ensino. Todos farão parte do processo conforme documento enviado para a escola.
Segundo o ministro, o Brasil definirá um padrão curricular para elevar a qualidade da educação básica nos estados e municípios. O texto normativo (sobre os ensinos infantil e fundamental) foi homologado em 20 de dezembro de 2017, tratando dos conhecimentos, competências e habilidades que os alunos devem ter.
A reformulação do Ensino Médio será entregue ao Conselho Nacional da Educação no final de março. Espera-se que esse currículo, com parâmetros estabelecidos pela Reforma do Ensino Médio, esteja pronto para ser aplicado em 2019. Mendonça Filho disse que a base curricular que vem sendo traçada para o Estado de São Paulo nos ensinos fundamental e infantil pode servir de parâmetro a ser replicado no restante do Brasil.