Com a chegada do frio, o Fundo Social de Solidariedade de Barueri já deu início às primeiras ações da Campanha do Agasalho.

Tradicional na cidade, a Campanha do Agasalho distribui há anos somente roupas novas para a população mais vulnerável socialmente. São cobertores comprados pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) e agasalhos de moletom produzidos pelo Núcleo de Moda ou fruto de doações de parceiros.

Este ano, a Campanha do Agasalho conta com um reforço importante: o Exército Brasileiro. Através de uma parceria firmada entre a Sads e o 22°BLOG, os 20 mil cobertores estão sendo distribuídos pelo exército diretamente nas casas das famílias. A ideia surgiu após uma conversa entre a secretária da Sads, Adriana Bueno Molina, e o Comandante do 22°BLOG, Coronel Danilo Villela Silva Derré Torres. Ajuda oferecida, ajuda aceita!

Novidade
A grande novidade deste ano surgiu do Núcleo de Moda. Preocupada com as pessoas em situação de rua e as baixas temperaturas, a presidente do Fundo Social Sônia Furlan, solicitou algo que protegesse mais do frio do que um cobertor.

Após pesquisas, Elisangela Alves Santos Oliveira e Deusdetty Gomes Ribeiro de Almeida, do Núcleo de Moda, desenvolveram um modelo de saco de dormir que, dobrado transforma-se numa mochila. Somada à praticidade, eles são térmicos e impermeáveis. Por enquanto, foram produzidas 100 unidades e cerca de 50 já foram distribuídas às pessoas que estão na rua e têm certa resistência ao abrigamento, ainda que temporário.

Sucesso
Empresas, cidades e até confecções demonstraram interesse no modelo do saco de dormir que foi idealizado pelo Núcleo de Moda. Feito com nylon 210 e matelacê 80, o modelo foi pensado para atender a população de rua por ser prático, leve, impermeável e quente. O ineditismo do produto tem chamado a atenção de muitas cidades, que estão procurando o Núcleo de Moda em busca do know-how para a fabricação.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri