Um pedaço do mundo estará presente em Barueri nos dias 17 e 18 de março através do que há de melhor na gastronomia, folclore, música e artesanato de 19 países.  O Parque Municipal Dom José se transforma em um grande palco de intercâmbio cultural com muitas atrações e comidas típicas na Festa das Nações. Trata-se de um evento especial preparado pela Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria de Cultura e Turismo como parte da programação dos 69 anos de emancipação político-administrativa do Município.  

Nos dias da Festa haverá grupos folclóricos e exposições de países como Escócia, Índia, Itália, Rússia, Irlanda, Áustria, Grécia, Coréia do Sul, Japão, entre outros. E no encerramentouma atração bem brasileira animará a plateia: o show dos cantores repentistas Jonas Bezerra e Valdir Teles. Jonas é um dos mais premiados do Brasil nesse estilo típico da cultura nordestina.  

Além dfolclore, outro ponto forte da Festa das Nações será a culinária. Na barraca da Áustria, por exemplo, os visitantes terão a oportunidade de saborear iguarias como Apfelstrudel – torta sache, torta de maçã com damasco, bolos de nozes, de papoula com amêndoas e calda de laranjaOs representantes do Chile oferecerão empanadas, doces típicos do país, vini, cerveja, sucos e refrigerantes chilenos. Da Índia, virá a famosa Samosa, uma espécie de pastel à base de batatas. 

Na música, a Festa das Nações também terá muito o que mostrar. A Escócia apresenta o St. Andrew Society Pipes & Drums, com a famosa gaitas de foles. Cada vez mais o público brasileiro vem se aproximando dessa arte que nossos antepassados nos deixaram como herança”, afirma Colin PritchardDrum Major da banda 

O grupo folclórico Tirol, pertencente à Sociedade Filarmônica Lyramantém uma das mais tradicionais danças europeiasSchuhplatter. Na verdade, um sapateado muito antigo, de origem celta, praticado nas regiões alpinas da Áustria (Tirol e Salzburg), da Alemanha (Baviera) e da Itália (Trentino– Sudtirol). É considerada uma das mais antigas manifestações folclóricas da Europa. 

O grupo Tirol tem mais de 32 anos de existência e foi fundado por imigrantes e filhos de imigrantes austríacos. Na atual fase do grupo, contam com 12 componentes, jovens dedicados manter a cultura e as tradições tirolesas. 

“Em nossas apresentações o público interage com danças de integrações, tornando assim uma aula de história lúdica e atrativa”, afirmou Ana Walchhütter, responsável pelo grupo. 

Dos coreanos, haverá apresentações de coral das senhoras com traje típico e o Samulnorium gênero musical de percussão, com 4 tipos de instrumentos e 15 participantes. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui