Em Barueri, as férias escolares têm sido uma boa oportunidade para reforçar o aprendizado do ano que passou. Cerca de 4 mil estudantes da rede municipal de ensino estão frequentando aulas de reforço promovidas pela Secretaria de Educação.

É uma iniciativa inédita para auxiliar aqueles alunos que querem tirar suas dúvidas e rever os conteúdos didáticos que não puderam ser suficientemente aprendidos por causa da pandemia da Covid-19.

Ao todo são 11 polos de reforço nas férias que funcionam em Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) em várias regiões da cidade. Os estudantes recebem o conteúdo das mesmas disciplinas do período regular, além de transporte e merenda escolar. 

Assim como no período letivo, são turmas de manhã e à tarde se dedicando à melhoria do aprendizado. Prova disso é o nível de frequência dos alunos, de quase 100 %.

Os protocolos sanitários nas unidades de ensino vêm sendo cumpridos rigorosamente, com distanciamento entre os estudantes, disponibilidade de álcool em gel, bem como uso de máscara.

Vale lembrar que no ano passado os estudantes da rede não puderam ter aulas presenciais por quase todo o ano. Em outubro de 2021, a Secretaria de Educação havia dado início às aulas de recuperação intensiva aos sábados também para garantir o processo integral de oferta educacional e o direito à aprendizagem.

Ensino personalizado
Na Emef Estevan Placêncio, no bairro Nova Aldeinha, 33 alunos do período da manhã (do 6º ao 8º ano) e 74 alunos da tarde (do 1º ao 5º ano) frequentam as aulas de reforço.

Para a diretora Maria Lucia Ricci, “os alunos que estão participando são aqueles que têm sede de aprender, estão tendo a oportunidade de um ensino personalizado, com um atendimento que leva em conta a dificuldade de aprendizagem de cada um”.

Maria Lucia ressalta que esses alunos que estão abrindo mão do lazer nas férias para se dedicarem aos estudos certamente se destacarão no futuro, como estudantes e como futuros profissionais.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri