A Prefeitura de Osasco, por meio das secretarias de Transportes e da Mobilidade Urbana e da Educação, iniciou dia 18/9 as ações de promoção à educação no trânsito voltadas à Semana do Trânsito, que seguem até o dia 25/9.

A primeira escola a receber a palestra lúdica “Mobilidade Segura” foi a CEMEI Gertrudes de Rossi, no Portal D’Oeste. Após a apresentação de agentes municipais do trânsito, cerca de 130 alunos de 3 e 4 anos participaram da aula prática “Pedalar com Segurança”, feita através da simulação com bicicletas infantis e triciclos.

Na quinta-feira, foi a vez dos alunos da EMEI Professora Maria Bertoni Fiorita, no Jardim Piratininga, que aprenderam noções de segurança no trânsito como travessia segura, sinalização, importância do uso do cinto de segurança, entre outras abordagens educativas que colocaram em prática na via montada no pátio da escola.

O agente de trânsito Gonzaga ingressou na carreira há pouco tempo, em outubro de 2017. Ele é casado e pai da Ana Luíza, de 5 anos, e já compartilhou com a pequena os ensinamentos que aprendeu durante seu treinamento, e da mesma forma tem feito também com os alunos da rede municipal de ensino. Para ele, é gratificante ser um agente de trânsito e poder comemorar essa data especial no próximo dia 23/9.

“Tinha uma visão diferente do trabalho dos agentes de trânsito. Achava, como muitos, que só multavam, mas o trabalho vai muito além disso. Estando aqui me encontrei enquanto servidor público. A gente busca prestar um atendimento de excelência para a população, na mobilidade urbana, e com as crianças podemos fazer um trabalho educativo, ensinando-as desde cedo, e elas são ótimos agentes multiplicadores, pois aprendem as regras básicas de trânsito e acabam dando um alerta a mais para os pais, os avós e até mesmo aos tios do transporte escolar. Quando uma criança chama a atenção de um adulto, pode fazer muito mais efeito do que uma autuação”, avalia.  

A docente Isabel Cristina Galo Salmazzi, da EMEI Professora Maria Bertoni Fiorita, concorda. “Essa ação é muito importante nas escolas porque os nossos alunos vão aprendendo, desde pequeno, a ter noção da segurança no trânsito e crescem mais conscientizados”.

Na sexta-feira, 20/9, o “Pedalar com segurança”, aconteceu no CEU José Saramago, no Jardim Santo Antônio e 400 alunos participaram da palestra e da simulação de trânsito com bicicletas.

As ações da Semana do Trânsito continuam. Confira a programação:

– 22/9 (domingo) – Passeio Ciclístico da Primavera com concentração a partir das 8h30 no Estacionamento do Paço Municipal.

– 23/9 (segunda-feira), às 9h – intervenção educativa (transporte seguro) com motoristas de transporte escolar no CEU Zilda Arns, no Jd. Helena Maria.

– 23/9 (segunda-feira), às 14h – cerimônia de homenagem aos agentes pelo Dia do Agente de Trânsito, na Sala Luiz Claudino, anexa à prefeitura.  

– 25/9 (quarta-feira), das 9h às 11h – encerramento da Semana do Trânsito com cerimônia solene no Teatro Municipal Glória Giglio, com apresentação de artistas (palhaços) e  crianças dos CEUs Saramago e Zilda Arns.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui