Nesta quarta-feira, dia 25, é comemorado o Dia Nacional da Educação Infantil. Ao longo de toda a semana, as escolas maternais e as Emeis da rede municipal de ensino de Barueri realizaram variadas atividades para celebrar a data. 

Na escola maternal Joaquim Soares, no bairro da Aldeia, a gestão da unidade levou muita alegria e diversão para as crianças, com música e contações de histórias, tendo o destaque da mascote Nina, a simpática fantoche da escola. As unidades de ensino também aproveitaram para celebrar o Dia da Infância, comemorado em 24 de agosto. 

As Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) também não deixaram a data passar em branco. Realizaram eventos de entretenimento e aprendizagem como apresentações de dança, pintura e até piqueniques ao ar livre. 

A Secretaria de Educação de Barueri vem investindo muito na educação das crianças. Desde os modernos prédios equipados, em conjunto com alimentação nutritiva, formação de profissionais altamente especializados, implantação do Centro de Referência pela Primeira Infância, recursos tecnológicos entre outros. 

Atualmente a rede conta com 35 maternais, 28 Emeis, atendendo cerca de 20 mil crianças. 

De acordo com o secretário de Educação, Celso Furlan, “a Educação Infantil é uma das fases mais importantes da vida. Aqui em Barueri, muitos investimentos são implementados para o bem-estar das nossas crianças”, disse. 

Sobre a data  

O Dia Nacional da Educação foi escolhido em homenagem à data de nascimento de Zilda Arns (1934 – 2010), médica pediatra e sanitarista. Ela dedicou a vida ao trabalho assistencial às crianças. Fundou e coordenou a Pastoral da Criança, instituto que promove o desenvolvimento do público infantil. 

A educação infantil abrange crianças de 0 a 6 anos de idade. É o primeiro passo da educação básica e tem como objetivo o desenvolvimento pleno da criança como ser humano. O período da primeira infância é crucial para a evolução dos aspectos físicos, intelectuais, psicológicos e sociais. 

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri