Focada em auxiliar na recuperação e na prevenção de lesões ligadas à pratica do esporte, a Fisioterapia Esportiva torna-se indispensável na rotina de treinos e competições dos atletas das diversas modalidades. Pensando nisso, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Esportes e o Programa Barueri Esporte Forte, oferece mais este auxílio aos esportistas que compõem as Equipes de Competição.

É isso mesmo! Através de acompanhamento profissional permanente, os atletas recebem todo o suporte clínico necessário, passando por uma equipe multidisciplinar, desde a avaliação médica inicial ao atendimento direcionado do fisioterapeuta.

“A prática esportiva nos Núcleos de Formação faz com que o atleta eleve seu corpo ao limite, muitas vezes acarretando lesões, havendo assim uma quebra do ciclo físico programado para a temporada. O papel da fisioterapia esportiva é devolver o atleta recuperado para este ciclo programado, para os treinos e para as competições, além do trabalho em minimizar o máximo possível os riscos de lesões”, explica Jader Morais, fisioterapeuta do Programa.

Vale ressaltar que a fisioterapia esportiva é diferente da fisioterapia ortopédica convencional. Enquanto uma recupera e reabilita pacientes lesionados, a outra reabilita atletas de elevado desempenho esportivo.

Segundo Jader, dentro dos fluxos de atendimento há uma visão particular da fisioterapia para cada modalidade desportiva, respeitando a biomecânica distinta para cada uma delas, o que torna a reabilitação do atleta e o seu retorno à performance pré-lesão mais ágeis.

“O esporte se faz presente na vida do atleta em forma de sonho, já a lesão chega ao esportista rompendo todos os aspectos desse sonho, desde os físicos aos emocionais. Um atleta lesionado perde ‘o brilho no olhar’, e é isso que os atletas do Barueri Esporte Forte ganham com o atendimento de fisioterapia: o ‘direito’ de ter seus olhos brilhando!”, finaliza Jader.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri