Dia Nacional do Teatro terá intervenções artísticas no Parque Dom José

0
27

Uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, o teatro é celebrado no Brasil em 19 de setembro: Dia Nacional do Teatro. Para comemorar a data, a equipe da Oficina de Teatro de Barueri irá apresentar cenas de peças da dramaturga Maria Clara Machado, artista homenageada do ano pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri.

Neste domingo, dia 19, às 11h, o Parque Dom José (Rua Ângela Mirela, 500, Vila Porto) será palco de performances dos alunos do curso de teatro musical. É o “Teatro a la Carte”, em que o expectador poderá escolher qual cena vai assistir. Entre as cenas das peças apresentadas estão A Menina e o Vento, A Gata Borralheira, Pluft, O Fantasminha e João e Maria. Todas com direção da professora Nana Pequini.

“Essa data será comemorada de uma forma dinâmica, alegre e interativa, para que as pessoas vejam como o teatro pode trazer conforto, além de uma reflexão sobre as ideias abordadas. O teatro é mais que o entretenimento, é uma forma de comunicação, de troca, envolvendo todas as idades”, ressaltou Mônica Granndo, coordenadora de Teatro de Barueri.

Serão apresentadas aos transeuntes do Parque Dom José quatro cenas de até três minutos cada.

A história do teatro
A primeira forma de teatro teve origem no Oriente e era relacionada com rituais religiosos. O teatro como forma de arte surgiu na Grécia Antiga e era realizado ao ar livre. A manifestação evoluiu ao longo da história, passando a ser apresentada também em locais fechados, o que acabou por elitizar seu público, devido aos preços dos ingressos. No Brasil, a data foi instituída pelo Projeto de Lei nº 6.139/13, em que também é celebrado o “Dia Nacional do Teatro Acessível”.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri