O Núcleo de Saúde da Mulher do Centro de Diagnósticos de Barueri acaba de receber mais um importante equipamento médico: o aparelho de densitometria óssea. Novo e dotado da mais alta tecnologia, o equipamento é o recurso mais aprimorado para se medir a densidade mineral óssea, que diagnostica doenças que acometem os ossos, como osteopenia e osteoporose. 

A tecnologia entrou em funcionamento na segunda-feira (dia 7) e já atendeu uma agenda completa. O aparelho tem capacidade para realizar 48 atendimentos por dia e funcionará de segunda a sábado das 7 às 19h. Mais rápido, eficiente e com uma resolução de imagem de alta qualidade, faz a leitura em apenas 15 minutos. A imagem, totalmente digitalizada, vai para a equipe médica responsável pelos laudos que libera os resultados em apenas três dias úteis.

As imagens geradas durante o exame ficam armazenadas no servidor do Centro de Diagnósticos e são disponibilizadas no prontuário eletrônico da paciente. “Inclusive, quando essas pacientes voltarem, a máquina já vai fazer a comparação dos exames novos com os feitos anteriormente”, esclarece a tecnóloga em radiologia responsável pela densitometria, Jane Alne de Oliveira.

A profissional também destaca a qualidade das imagens: “a resolução da imagem é excelente! Para o médico já saem todos os dados da paciente, como a densidade óssea, a massa corpórea, e as imagens são muito claras e objetivas”. De acordo com Jane, a demanda para esse tipo de exame é bem alta, já que se trata de uma análise de rotina, geralmente solicitada pelo ginecologista a mulheres a partir dos 40 anos.

Para o engenheiro clínico do Centro de Diagnósticos, Alex Gomes, que atua há 20 anos nessa área, dentre os quais 12 anos em instituições privadas de saúde bastante respeitadas, a infraestrutura encontrada no equipamento é inédita em órgãos públicos.

“É uma estrutura bem equipada, um lugar com amplas salas e bem projetadas, tem equipamentos de ponta, de última geração. Comparando com a minha experiência em outros lugares, dentro de um espaço como esse, a gente tem uma sensação de iniciativa privada, de um hospital de ponta. Todos os detalhes são bem projetados dando uma sensação de conforto e acolhimento para a população”, diz Alex.

O Centro de Diagnósticos Maria Mariano Meneghin atende a toda a rede de saúde de Barueri. Os exames são agendados via Central de Regulação, que recebe os pedidos médicos das unidades e destina conforme a necessidade. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui