Um grupo de servidores da Prefeitura de Barueri participou de um curso de pilotagem de drones, ministrado na Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS). Cerca de 25 pessoas da Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil, Secretarias de Mobilidade Urbana, de Obras, de Habitação e de Comunicação aprenderam técnicas para “operação dos sistemas de aeronaves remotamente pilotadas”.

Os drones são usados em eventos públicos, operações policiais, na fiscalização de pontos de desmatamento de áreas verdes, no geoprocessamento das áreas do município, em verificações de locais abandonados, entre outras aplicações.

O subinspetor da GCM, Emerson Faria de Souza, explica que o uso de drones nessas operações oferece rapidez, objetividade e, principalmente, preserva a integridade do agente.

“Para a GCM, esse curso vem para quebrar paradigmas, no sentido de inserir cada vez mais a tecnologia em nossas atividades”, afirmou o subinspetor.

Além de aprenderem as habilidades para fiscalizar o emprego de aeronaves remotamente pilotadas, os servidores também recebem instruções sobre legislação, noções básicas de hardware e software embarcados, análise de risco, segurança de voo, procedimentos teóricos e práticos de planejamento, execução e pós voo.

“O Curso de drones superou muito minha expectativa. Não só pelo conteúdo técnico, mas também pela experiência profissional dos instrutores”, afirmou Gaspar Ribeiro Júnior, agente da GCM.

Para ele, as aplicações dos drones na GCM são bastante variadas. “Especificamente na Guarda Municipal serão utilizados em operações policiais em apoio às equipes de solo, segurança em eventos, observação de áreas com maior incidência de criminalidade, áreas de difícil acesso, etc.”.

Ribeiro Júnior lembra que o uso dessa tecnologia está em consonância com o conceito de cidade inteligente, em que a Prefeitura procura interligar sistemas tecnológicos com o objetivo de entregar melhores serviços, mais rápidos e eficientes.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri