Quem já assistiu a filmes como A Fuga das Galinhas, Coraline, Noiva Cadáver ou As Aventuras de Shaw, o Carneiro deve ter percebido que esses filmes despertam um certo fascínio, não só pelas histórias, mas principalmente pela técnica utilizada na produção dessas animações: o stop motion.

De 14 a 18 de junho a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som) realizam ao vivo a oficina Stop Motion – Animação em Casa, ministrada pela Marta Russo. Serão oferecidas 50 vagas para a cidade de Barueri com classificação recomendada para crianças a partir de sete anos. O público-alvo são todos que tiverem interesse em conhecer os princípios básicos da animação stop motion.

A aula acontecerá de segunda a sexta-feira, das 16h às 18h. A oficina será realizada ao vivo via plataforma Zoom. As inscrições serão via Sympla. O link de acesso à aula será enviado automaticamente ao aluno pelo e-mail cadastrado na ficha de inscrição, assim como o certificado.

Sobre o stop motion
O stop motion é uma técnica de animação que permite animar objetos através de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ponto, no qual o objeto é movido em diferentes posições, possibilitando assim a ideia de movimento. Isso se dá devido ao fenômeno da Persistência Retiniana, que provoca em nosso cérebro a ilusão do movimento contínuo.

A oficina pretende introduzir o participante na arte do stop motion transmitindo os conhecimentos básicos da animação. Os participantes conhecerão todas as etapas do processo de criação de um filme de curta duração de animação stop motion, desde a elaboração do roteiro, storyboard, desenvolvimento e criação de personagens, criação de cenários, fotografia (quadro a quadro), edição de imagens, sonorização.

Cada participante realizará um filme de animação de no máximo um minuto que será enviado posteriormente para o Pontos MIS.

Sobre a professora
Marta Russo é formada em Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie. Pós-graduada em Educomunicação: Comunicação, Educação e Mídias pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Cursou Jornalismo e Políticas Públicas/ USP – ANDI (Agência Nacional dos Direitos da Infância).

Ministra há seis anos as oficinas de animação stop motion do Programa Pontos MIS (Museu da imagem e do som). Formadora de Produção Audiovisual (stop motion) e Educação Midiática para professores da rede municipal de São Paulo.

Coordenou Oficina de Animação na Kinoforum (Mostra Internacional de Curtas Metragens). Coordena Oficinas de Vídeo e Animação stop motion em escolas, SESCs e Pontos de Cultura. Participou do Congresso Internacional de Direitos da Infância (Espanha), apresentando o trabalho sobre stop motion “Protagonismo, Comunicação e Ludicidade”.

Confira o link para inscrição, separado por dias:
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri