Nesta sexta-feira, dia 26, a cidade de Barueri completa 72 anos de emancipação político-administrativa e a Secretaria de Cultura e Turismo realizará uma palestra e videoconferência com João Candido Portinari, único filho do artista plástico Candido Portinari. A transmissão será feita às 18h pelas mídias digitais da Prefeitura (@prefeituradebarueri no Facebook e no Instagram) e da Cultura Barueri Oficial (@culturabaruerioficial no Facebook)  e será apresentada pelo secretário Jean Gaspar.

A palestra, intitulada “Portinari em Tempo de Pandemia – Uma Reflexão da Obra Guerra e Paz”, se desdobra em três partes: a vida e obra de Portinari, destacando sua atualidade e sincronia com estes tempos de pandemia, o trabalho do Projeto Portinari e o “Projeto Guerra e Paz”.

A coruscante trajetória artística de Portinari começa em um humilde povoado perdido nas imensas plantações de café do Estado de São Paulo. Após legar ao País um retrato emocionado e grandioso, em mais de 5 mil obras, do povo, da vida e da alma brasileira, ela vai atingir o seu ápice nos monumentais painéis “Guerra” e “Paz”, presente do Brasil  instalado na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York.

Na segunda parte será apresentado  o trabalho do Projeto Portinari, que há exatos 42 anos está empenhado no levantamento, catalogação, pesquisa e democratização da obra e vida do pintor.

A última parte focaliza a sua iniciativa mais recente. Após obter da ONU a guarda dos originais “Guerra” e “Paz” durante o período 2010-2015, o Projeto Portinari trouxe a obra prima do pintor para restauro e exposição no Brasil, e em Paris, reinaugurando-os depois no grande plenário da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2015.

 “A palestra do João Portinari apresenta a relevância da obra de Cândido Portinari para a cultura, a arte e o povo brasileiro. Todos devem assistir. É uma oportunidade singular de conhecermos sobre o grande artista e humanista que foi Cândido Portinari”, ressaltou Jean Gaspar.

O palestrante: João Candido Portinari é Ph.D pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT/EUA) e fundador do Projeto Portinari, que desde 1979 dedica-se ao resgate e à democratização da vida e obra de seu pai, Candido Portinari.

O projeto contribui para o conhecimento histórico-cultural do País, promove a arte e a educação para crianças e adolescentes brasileiros, além de recuperar o legado pictórico, ético e humanista de Portinari por meio dos programas Levantamento, Pesquisa e Catalogação, e Democratização de um abrangente e detalhado acervo documental sobre a obra, vida e época do artista.

Até o momento, 5.400 obras e 30 mil documentos compõem o acervo documental do Projeto Portinari, disponíveis gratuitamente em: www.portinari.org.br.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri