Quem gosta de filme não pode perder o Bate-papo de Cinema Pontos MIS que acontece aos sábados, com exibições de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do Museu, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção.  

A Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som), nesta edição integra a Mostra Babenco, que apresenta três obras de um dos mais importantes cineastas do Brasil ao longo de três sábados deste mês em que o MIS comemora seus 51 anos e Babenco completaria 75. A Mostra acontece em parceria com a SPcine Play e HB Filmes. 

“O Beijo da Mulher Aranha” (dir. Hector Babenco, Brasil, drama, 1985, 120 min, 14 anos)  representou um marco na emergência do cinema brasileiro no cenário internacional, além de ter sido a obra que lançou Sônia Braga no exterior. Narra a história de dois presos que convivem nos porões da ditadura latino-americana, sendo protagonizada por William Hurt, vencedor do Oscar pela sua atuação como Molina, um homossexual que divide cela com Valentim, revolucionário gravemente ferido pelas torturas sofridas. Molina tenta mantê-lo vivo por meio de suas histórias fantásticas em que mistura fatos reais com trechos de filmes. O filme fica disponível para ser assistido de 13  (a partir das 11h) a 15 de maio com inscrição por meio deste link

O bate-papo conta com as participações de Simone Zuccolotto (jornalista, diretora, roteirista e crítica de cinema), Myra Arnaud Babenco (diretora da HB Filmes e filha do cineasta), Michelle Britto (cineclubista da Spcine) e mediação de Bruno Cucio (professor, cineasta, sócio da Travessia Filmes e coordenador pedagógico do INC).

Assista ao vivo no canal do MIS no YouTube. (com interpretação em Libras).

Sobre as convidadas
Simone Zuccolotto tem experiência na editoria de cultura há mais de 25 anos, especializada em cinema, com passagens pelo Multishow, TV Cultura, TVE, Valor Econômico, entre outros. Atualmente é diretora, roteirista e repórter do Canal Brasil, onde apresenta o programa Cinejornal; é âncora de eventos ao vivo, como Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Festival de Gramado, Prêmio Platino, entre outros. É crítica de cinema do Jornal O Globo, membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e colaboradora de publicações especializadas.  

Myra Arnaud Babenco é uma produtora de cinema e curadora de arte brasileira. É diretora executiva da HB Filmes, produtora do falecido cineasta Hector Babenco, seu pai. Desde 2017 é responsável pelo projeto de restauro de sua filmografia.

Michelle Brito, 23 anos, moradora da zona leste de São Paulo, é atriz, poeta e cineasta formada pelo Instituto Criar de TV e Cinema e Novas Mídias. Atualmente cursa Rádio e TV e Filme&Lab. É membro do coletivo periférico de audiovisual Varal.  

Sobre o mediador
Bruno Cucio é mestrando no Departamento de Artes da Unesp e sócio da Travessia Filmes. Desde 2009 atua em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de público. Foi produtor executivo do longa-metragem “Para’í”, exibido em diversos festivais nacionais e internacionais. É também professor e coordenador pedagógico do INC (Instituto de Cinema de São Paulo). 

A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria da Cultura Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência da Covid-19, que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri