Na primeira reunião do ano, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) tratou de questões relacionadas ao acolhimento de estudantes com deficiência nas escolas, projetos desenvolvidos pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), admissão de novos conselheiros, entre outros assuntos. A reunião teve a participação de cerca de 100 pessoas e foi realizada de forma virtual.

“Desde que faço parte deste conselho, sempre primei pela comunicação e pelo diálogo, e assim temos conseguido avançar em ações e políticas em favor das pessoas com deficiência”, declarou o presidente do Conselho, Ricardo Caiaffa Júnior.

O CMDPD é composto por representantes do Poder Público, da Sociedade Civil e do Fundo Social de Solidariedade. O Conselho elabora planos, programas e projetos da Política Municipal para inclusão da pessoa com deficiência e propõe as providências para sua implementação.

Ações municipais
O secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva (prof. Carlinhos), informou sobre os programas da pasta que estão em curso, como o serviço de emissão de carteirinhas de identificação, feita pela Secretaria, e o aplicativo digital que permite ao usuário com deficiência auditiva acessar qualquer serviço público municipal por meio de uma central de intérpretes em Libras que fará a tradução simultânea on-line entre o surdo e o servidor público.

O Prof. Carlinhos também destacou o início dos cursos de capacitação referentes à Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e o de formação de novos intérpretes da linguagem Libras.

A Coordenadora do DEE (Departamento de Educação Especializada), da Secretaria de Educação, Deborah Hortência, que também é conselheira, ressaltou as adequações, metodologias e ações que estão sendo aplicadas pela Secretaria no sentido de prover os estudantes com deficiência o pleno acesso ao ensino.

As reuniões do CMDPD acontecem todos os meses, sempre na última quarta-feira, e ficam disponíveis na página do Facebook do Conselho. O CMDPD também está no Instagram.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri