Conferência Municipal de Saúde: participação da população é fundamental

0
61

Pré-conferências acontecerão nos dias 3, 4 e 6 de agosto e reunirão propostas para aprimorar a assistência em Saúde no município

A Secretaria de Saúde de Barueri está convidando a população a participar da 7ª Conferência Municipal de Saúde. Para tanto, serão realizadas pré-conferências que visam reunir membros da sociedade civil, bem como gestores e trabalhadores da saúde, que queiram atuar de forma mais direta, avaliando a situação de saúde da população e elaborando propostas de melhoria nos serviços prestados. Essas propostas serão diretrizes para a formulação das políticas públicas nos níveis municipal, estadual e nacional.

As pré-conferências irão reunir as ideias apresentadas e também eleger os delegados que apresentarão as propostas na Conferência Municipal, marcada para acontecer no dia 26 de agosto, em modalidade híbrida (presencial e virtual). O tema da 7ª Conferência Municipal de Saúde é “Pandemia Coronavírus: Soluções e Desafios”.

“É nas Conferências de Saúde que a população pode expressar suas demandas e pleitear ações e serviços de saúde que atendam às suas necessidades, com o desenvolvimento de políticas mais eficazes. Essas necessidades são expressas em objetivos de médio e longo prazos para o desenvolvimento da saúde pública municipal, estadual, distrital e nacional. Após a realização das conferências, as propostas, debatidas e sistematizadas, devem ser incorporadas no Plano de Saúde municipal, estadual, do Distrito Federal e do Ministério da Saúde”, esclarece o manual elaborado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Como participar
As pré-conferências acontecerão nos dias 3, 4 e 6 de agosto de 2021, presencialmente, das 8h às 12h, no CAP (Centro de Aperfeiçoamento de Professores – Rua da Prata, 572 – Jardim dos Camargos). Para participar é necessário efetuar a inscrição de acordo com a região onde mora.

A inscrição pode ser feita on-line, conforme links indicados abaixo, ou pessoalmente na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência.

Distrito Leste – No dia 3 a pré-conferência será para pessoas do Distrito Leste, abrangido pelas UBSs do Jardim Santa Cecília, Aldeia de Barueri, Jardim Boa Vista, Jardim Mutinga, Parque Imperial ou pelos CAPS Adulto ou Infantil. CLIQUE AQUI para se inscrever.

Distrito Oeste – No dia 4, a pré-conferência será para pessoas do Distrito Oeste, que é abrangido pelas UBSs do Jardim Belval, Jardim Reginalice, Chácaras Marco, Engenho Novo I e II e Vila Ceres. CLIQUE AQUI para se inscrever.

Distrito Sul – Já no dia 6, a pré-conferência será para moradores do Distrito Sul, abrangido pelas UBSs do Parque dos Camargos, Jardim Paulista, Parque Viana, Jardim Audir, Jardim Tupan, Vale do Sol e Jardim Maria Helena. CLIQUE AQUI para se inscrever.

Quem quiser enviar suas propostas antes da Conferência, ou mesmo que não se inscreva mas queira apresentar alguma ideia, pode fazê-lo enviando pelo e-mail conferenciamunicipal@barueri.sp.gov.br. 

No local é obrigatório o uso de máscara durante todo o tempo, bem como manter o distanciamento físico e a constante higienização das mãos como forma de conter a propagação da Covid-19.

Durante as pré-conferências serão realizados painéis com assuntos relacionados ao tema do ano (“Pandemia Coronavírus: Soluções e Desafios”) a serem debatidos e estruturados, além da eleição dos delegados que darão seguimento às propostas na Conferência Municipal.

Sobre a Conferência
A Conferência Municipal de Saúde é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), obedecendo à Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990.

Ela abre uma oportunidade para que a população participe mais ativamente da construção do sistema municipal, buscando formas de aprimorar a gestão pública de saúde por meio dos recursos disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri