O Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) tornou-se referência no tratamento de pacientes com suspeita e confirmação de Covid-19. Por isso, para garantir o acolhimento desses pacientes e seguir as recomendações de distanciamento social, alguns atendimentos eletivos, como procedimentos, consultas e exames, precisaram ser readequados e sofreram alterações. Além disso, a medida também teve como objetivo diminuir o fluxo de pessoas dentro da unidade, a fim de diminuir as chances de contaminação pelo novo coronavírus. No cenário atual, com a flexibilização do isolamento, o hospital retomou as atividades nesta semana, com todas as medidas necessárias de segurança, e já está atendendo os reagendamentos.

Logo na entrada do hospital a equipe de segurança realiza a medição de temperatura corporal com termômetro infravermelho, que permite a verificação à distância, orienta a necessidade do uso de máscaras e fornece álcool gel para higienização das mãos. No momento atual, a recomendação é que a chegada no hospital seja com apenas uma hora de antecedência e, se possível, sem acompanhante.

Na sequência, um recepcionista faz uma lista de controle para checar se o paciente apresenta sintomas como tosse, febre ou coriza. Na identificação de qualquer sintoma, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. Se não houver qualquer indício de gripe, o paciente é direcionado para a área de espera, que está devidamente sinalizada com o distanciamento necessário entre as cadeiras. Entre uma consulta e outra, também há um maior tempo de intervalo e os serviços de limpeza são realizados quatro vezes por dia em cada consultório.

Entre os meses de abril e maio os colaboradores de todos os setores do hospital receberam novo treinamento sobre o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e face shield, bem como orientações sobre lavagem de mãos e higienização no espaço de trabalho pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), de acordo com as diretrizes do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

É importante ressaltar que o HMB adequou 50% dos leitos para atender casos de Covid-19, mas manteve o acolhimento de urgências, emergências e tratamentos essenciais, como quimioterapia e hemodiálise. Vale lembrar ainda que, mesmo que os atendimentos não tenham sido interrompidos completamente, no último trimestre foi identificado um elevado absenteísmo, ou seja, muitos pacientes optaram por não comparecer ao hospital.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui